Mudanças entre as edições de "Categoria:Processing"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
 
(5 revisões intermediárias pelo mesmo usuário não estão sendo mostradas)
Linha 1: Linha 1:
 
'''Processing''' é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do [[Arduino]]).
 
'''Processing''' é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do [[Arduino]]).
   
A versão 'standard' do Processing é baseada em '''Java''', mas hoje existem dois outros projetos importantes da Fundação Processing:
+
A versão 'standard' do Processing é uma linguagem baseada em '''Java''', mas hoje existem outros projetos da Fundação Processing como [https://p5js.org P5*JS] (baseado em '''JavaScript'''). Durante algum tempo foi mantido o '''Processing Modo Python''', baseado em Jython 2.7, que não tem mais um mantenedor nem atualizações.
  +
* o [https://p5js.org P5*JS] baseado em '''JavaScript''' (com seu próprio IDE);
 
  +
Outras ferramentas de programação incorporaram o vocabulário e/ou a infraestrutura gráfica do Processing como por exemplo '''py5''' (https://py5coding.org) uma biblioteca/framework para programação criativa em Python 3.
* o [https://py.processing.or Processing '''Python''' Mode] que pode ser adicionado ao IDE tradicional.
 

Edição atual tal como às 10h28min de 28 de fevereiro de 2025

Processing é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do Arduino).

A versão 'standard' do Processing é uma linguagem baseada em Java, mas hoje existem outros projetos da Fundação Processing como P5*JS (baseado em JavaScript). Durante algum tempo foi mantido o Processing Modo Python, baseado em Jython 2.7, que não tem mais um mantenedor nem atualizações.

Outras ferramentas de programação incorporaram o vocabulário e/ou a infraestrutura gráfica do Processing como por exemplo py5 (https://py5coding.org) uma biblioteca/framework para programação criativa em Python 3.

Páginas na categoria “Processing”

As seguintes 4 páginas pertencem a esta categoria, de um total de 4.