Sketchbook

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Sketchbook.png

Logo animado

Atenção: este evento é antigo! Eventos mais mais recentes inspirados neste: Introdução à programação com Python+Processing e Noite de Processing

Arte & Programação com Processing

Tony e Ramalho ensinam rudimentos de Processing a quem não sabe programar (ou quer conhecer a linguagem) enquanto participantes mais avançados discutem seus projetos.

Dojo com Processing

Relógio ferroviário suiço

Inspirada no Dojo com Arduino, esta atividade é um treino coletivo de programação que funciona bem com iniciantes e programadores avançados (melhor ainda quando o grupo mistura iniciantes e avançados, como nos treinos de Aikido).

O Dojo com Processing consiste em resolver um problema simples programando em duplas que se alternam a cada 5 minutos.

O primeiro problema usado no Dojo com Processing foi o Relógio Ferroviário Suiço em 31/07/2012. A idéia é fazer uma simulação precisa do visual e do movimento dos relógios usados em estações de trem na Suiça e em alguns lugares da Alemanha.

O código de uma solução (parcial) deste problema pode ser encontrado no repositório github.com/ramalho/processando

Histórico de reuniões

26/06/2012
Seis interessados compareceram a primeira reunião. Como a maioria nunca programou iniciamos um curso básico "A gestualidade da programação com Processing”.
03/07/2012
Sete pessoas compareceram. Segunda aula do curso básico. Tony e Gola trabalham no projeto Digitacor.
10/07/2012
Tony e Ramalho trabalham no projeto Digitacor. Ciceroneamos o neozelandês Paul e o sino-brasileiro Chin Kan (membro do hacklab de Toronto), que apareceram (em horários diferentes) para conhecer nosso hackerspace.
17/07/2012
Reunião do CMC.
24/07/2012
Três pessoas compareceram.
31/07/2012
11 pessoas compareceram. Gola, Leão trabalharam no projeto Digitacor. O resto da galera começou a construir o exemplo RelogioSuisso usando a metodologia do Coding Dojo.
7/08/2012
11 pessoas compareceram. Gola deu prosseguimento ao Dojo do relógio Suisso, desta vez bilíngue. Tony e Leão trabalharam na versão twitteira do Digitacor. Recebemos visitantes de vários países.

Scketchbook 7 agosto.png