Mudanças entre as edições de "Noite de Processing"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 26: Linha 26:
   
 
'''RELÂMPAGOS - [http://speakerfight.com/events/noite-de-processing-relampagos/ EM VOTAÇÃO]'''
 
'''RELÂMPAGOS - [http://speakerfight.com/events/noite-de-processing-relampagos/ EM VOTAÇÃO]'''
  +
  +
'''Medieval Pop:''' Uma proposta para uma apresentação artística em Processing usando o acelerômetro como interface. A partir de um banco de dados de imagens medievais previamente selecionadas e recortadas pelo artista, a proposta é fazer uma breve apresentação vagamente narrativa, com ares de VJing usando as posições de um acelerômetro para controlar as imagens exibidas.
   
 
'''HQ:''' Estou desenvolvendo uma HQ que usa algumas imagens de Processing. A base seria Borges, Cortázar e Dante. Ainda está sendo desenvolvido e pesquisado. Na real gostaria de sugestões e colaborações.
 
'''HQ:''' Estou desenvolvendo uma HQ que usa algumas imagens de Processing. A base seria Borges, Cortázar e Dante. Ainda está sendo desenvolvido e pesquisado. Na real gostaria de sugestões e colaborações.

Edição das 19h37min de 15 de novembro de 2016

Noite-de-Processing.png

Seja bem-vindo!

Noite de Processing é um encontro regular para conversar sobre arte e programação, tem sido realizado na última terça de cada mês.

O evento é aberto e não é preciso nenhum tipo de inscrição. A atividade é coordenada por Monica Rizzolli e Alexandre Villares.

Se você deseja receber notificações sobre os encontros, cadastre-se no MeetUp: http://www.meetup.com/Noite-de-Processing/.

Como chegar

Próximo encontro

NdP R b.png

ENVIO DE PROPOSTAS: http://speakerfight.com/events/noite-de-processing-relampagos/

A Noite de Processing: Relâmpagos acontecerá terça-feira dia 29/11 às 19h00. O encontro será composto de até 12 apresentações relâmpago de 5 minutos e confraternização no final para que as pessoas possam trocar experiências. (cerveja e pizza à venda). O envio de proposta de apresentações vai até o dia 15/11 às 23h59 e a grade de selecionados deverá sair dia 20/11.

Quais são os critérios de seleção dos relâmpagos?

  • 1º Temas relacionados a arte, code art, data art, arte gerativa, Processing, P5.JS, etc.
  • 2º Somente um relâmpago por pessoa. Você pode enviar quantos quiser, mas apenas um poderá ser selecionado.
  • 3º Número de votos.


RELÂMPAGOS - EM VOTAÇÃO

Medieval Pop: Uma proposta para uma apresentação artística em Processing usando o acelerômetro como interface. A partir de um banco de dados de imagens medievais previamente selecionadas e recortadas pelo artista, a proposta é fazer uma breve apresentação vagamente narrativa, com ares de VJing usando as posições de um acelerômetro para controlar as imagens exibidas.

HQ: Estou desenvolvendo uma HQ que usa algumas imagens de Processing. A base seria Borges, Cortázar e Dante. Ainda está sendo desenvolvido e pesquisado. Na real gostaria de sugestões e colaborações.

Matemática, Arte e Fabricação Digital: Divulgar os trabalhos que venho desenvolvendo, que integram a Matemática e a Arte, por meio das ferramentas de fabricação digital como, por exemplo, a impressão 3D.

Wearables - IoT + Python: Vou mostrar uma fantasia de halloween que eu criei utilizando um ESP8266 programado em python que pode ser controlada via internet. A ideia é mostrar que com uma boa ideia e um pouco de dedicação é possível montar alguns wearables bem legais e de baixo custo.

Uso do Processing para visuzlizar e resolver problemas matematicos: A ideia eh mostrar algumas das varias sketches que eu já criei para conseguir soluções numéricas de problemas geométricos bem específicos, no contexto do design, por exemplo, ou ate para resolver questões de matemática e conferir resultados. Vou cobrir técnicas manuais, de "força bruta" e ate coisas um pouco mais sofisticadas como método de Newton.

Processing e Cardboard: Junte a realidade virtual com o Processing. Explicação rápida de como é possivel fazer sketches no modo Android, e mostrar o conteúdo em VR junto com o Google Cardboard.

A criação no fluxo entre a fabricação digital e as técnicas tradicionais artísticas: O vínculo estreito entre os meios digitais de fabricação com as práticas tradicionais permite estimular a troca de experiências por meio da pesquisa e produção em diversos materiais e métodos artísticos nas artes visuais. De maneira conjugada é possível realizar a experimentação de técnicas tradicionais e inovadoras explorando conhecimentos referentes à diferentes procedimentos gráficos tendo em vista a intervenção pelo digital. É com base nesse contexto que apresentamos um projeto sobre a construção digital de uma matriz xilográfica. Trata-se de um projeto que parte da elaboração de diferentes matrizes em relevo, construindo uma convergência entre a produção artesanal e a digital. Essa “construção digital da matriz xilográfica” retrata a convergência entre produção artesanal e digital, uma vez que parte inicialmente dos processos automatizados de fabricação seguidos pela produção de gravuras monocromáticas ou a cores a serem impressas manualmente pelo uso de prensa.

Glitch na história: narrativas de uma casa: Entre interesses, desejos e habilidades múltiplas de um grupo que perpassa pelo campo da arquitetura e urbanismo, do design, da música e da fotografia foi desenvolvido um experimento audiovisual que tem a casa da Vila Penteado como microcosmo urbano. Foram realizados uma série de experimentos que revelam outras narrativas sociais que humanizam a história da edificação ao se colocar em primeiro plano a experiência daqueles que trabalham na casa e constantemente são deixados de fora de sua historiografia. O experimento final audiovisual explorou a contraposição de tempos e materialidades com a experiência sonora. As colagem foram desenvolvidas com Processing e o áudio manipulado com o Pure data.

Fazendo uma ferramenta de desenho com Processing Python Mode: A apresentação, uma espécie de 'live coding', vai ser uma tentativa de programar em 5 minutos, uma ferramenta de desenho simples para criações com simetria radial. Será uma demonstração rápida do modo Python (pra quem já conhece o Processing), do Processing (pra quem já conhece Python) e da confusão divertida que é tentar programar na frente de uma porção de gente.

A fotogrametria digital na documentação do patrimônio cultural: A fotogrametria digital é considerada como uma das técnicas possíveis para a aquisição de dados documentais do patrimônio de interesse, possibilitando, a partir de fotografias digitais, a obtenção de modelos tridimensionais fotorealistas detalhados do objeto em foco em um período de tempo menor em comparação as formas tradicionais de levantamento cadastral. Técnica de documentação que não se restringe apenas a restituição geométrica do objeto, mas inclui também a reprodução de informações de cores e texturas contidas nas superfícies restituídas, facilitando assim, análises de estados de conservação, condições estruturais e na criação de mapas de danos do objeto em foco. No contexto, a exposição relâmpago focará na apresentação de dois projetos (levantamentos tridimensionais) realizados a partir da pesquisa do processo de restituição fotogramétrica com o uso de softwares livres.

Comunicação Simples entre dispositivos Seriais e o Processing: Como desenvolver comunicação serial com dispositivos externos e como configurar tais dispositivos (MCUs, Arduinos, ferramentas com porta Serial, etc), usar outras ferramentas como RealTerm para testes e depuração. Depois fazer o mesmo usando o Processing...

Criando Glitch Art com Processing: Processing pode ser uma excelente ferramenta para criar modificações em arquivos de áudio, video e imagens. Podemos explorar esta característica para criarmos Glitch Art através de bibliotecas abertas ou escrevendo algoritmos próprios. Vamos mostrar alguns glitches criados na hora a partir de fotos de câmera, videos de celular, etc.

Data Art + Processing + Temboo: Nessa atividade vou definir o que é data art e quais são suas principais categorias a partir de uma rápida análise de obras de arte contemporânea. Finalmente, vou exemplificar uma estratégia de data art, utilizando o Processing com a biblioteca Temboo. Nesse exemplo, vamos utilizar dados climáticos adquiridos em tempo real para alterar uma animação rodando em Processing.

Processing + NetBeans: Coloque o Processing dentro do NetBeans e inclua todas as funções que possam existir dentro do mundo da Programação, crie novas bibliotecas e gerencie todas dentro do NetBeans, fácil e rápido.

THREADS e suas aplicações: O que são THREDS e como aplicar processamentos paralelos junto ao Processing, Vamos entender de que forma o JAVA e o Processing gerenciam esta ferramenta indispensável nos padrões atuais de programação.

Uma modelagem em Processing do Problema da Galeria de Arte: Nessa atividade, quero mostrar uma modelagem em Processing modo Python do Problema da Galeria de Arte, discutido na atividade Matemáticos de Quinta do Garoa Hacker Clube. A modelagem que fiz mostra o passo a passo dos algoritmo usados (triangulação, modelagem em grafos) e exibe o resultado final na tela. Trata-se de um problema matemático com forte viés geométrico, e o Processing se encaixa muito bem nessa junção!

Encontros anteriores

25/10/2016 19h

Convite ndp 10.jpg

  • 19h30 - Física com P5.JS e BOX2D com Pedro Emilio Guglielmo.
Pedro Emilio Guglielmo é designer, formado pela FAU-USP, trabalha com front-end faz 7 anos, atualmente em uma empresa própria, a RCKT.

Material da apresentação: http://lab.rckt.com.br/processing/

Ndp 10 foto1.jpg Ndp 10 foto2.jpg


27/09/2016 19h

Convite 9 R2.png

Código produzido durante o workshop

João Antonio de F. P. e Ferreira, 25 anos de idade, trabalha com Processing em projetos independentes de software art, jogos, simulações e visualização de dados há três anos.

NDP9JOAO.jpg


30/08/2016 19h

Convite ndp 8.jpg

Material da apresentação: http://goo.gl/LwdBWf

Airton Gaidys

26/07/2016 19h

Convite ndp 7A.jpg

  • 19h30 - Duas atividades com Processing e Arduino, vamos usar um sensor e/ou potenciômetro ligado a um Arduino para alterar uma animação rodando no Processing.

trilha 0 - Oficina de Processing + Arduino para quem nunca programou, com Monica Rizzolli.

trilha 1 - Oficina/atividade para quem já conhece o Processing e/ou o Arduino, com Alexandre Villares.

Monica Rizzolli é graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP e possui especialização em desenho pela Kunsthochschule Kassel (Alemanha), na classe Johannes Spehr. Desde 2012 participa de projetos internacionais como MAK Center Artists and Architects (EUA), Creatives in Residence (China), Sweet Home (Espanha) e A.I.R. DRAWinternational (França). Em 2015 recebeu o prêmio MAK Schindler, do MAK-Viena. 
Alexandre Villares é arquiteto graduado pela FAU-USP em 2000, professor na Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desde 2005. Trabalha com ensino de ferramentas de modelagem 3D, fabricação digital e programação criativa para arquitetos, designers, artistas visuais, crianças, jovens e interessados em geral. 

NDP 7 FOTO.jpg


28/06/2016 19h

CONVITE NP 6.jpg

  • 19h30 - Bate-papo com Fernando Fogliano, pesquisador em processos interativos.
Fernando Fogliano é doutor e mestre em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de Sâo Paulo. Bacharel em Engenhadria Civil pela Universidade de Mogi das Cruzes, e em Fisica pela Universidade Mackenzie. É docente e ministra disciiplinas relacionadas à Tecnologia e Fotografia Digital e Design de Interfaces Interativas. Desenvolve pesquisas que envolvem o uso e a compreensão das novas tecnologias da imagem em sua inserção na cultura e produção de conhecimento.

31/05/2016 19h

CONVITE NDP 5.jpg

  • 19h30 - Bate-papo com o Grupo de Pesquisa Realidades: das realidades tangíveis às realidades antológicas e seus correlatos. Departamento de Artes Visuais ECA-USP

Obras apresentadas:

Enigma 1.0 – (-1) x (-1) = 1: Um Enigma para Flusser

Enigma 2.0 – ƒ(Δt): Um Enigma para Bergson

Enigma 3.0 – φ: Um Enigma para Gibson

O grupo Realidades pesquisa dos ambientes de realidade virtual aos de realidades mistas e aumentadas; das mobilidades cíbridas à computação ubíqua; das representações às simulações e emulações, podemos encontrar um amplo espectro que contempla de games, a sites, arte interativa e instalações, e que desafiam e redirecionam o termo realidade. Em uma época caracterizada pela crescente complexidade, nosso questionamento está em como lidar coerentemente com sistemas que nos dão acesso ao ‘semioticamente real’ (cf. Jorge Albuquerque Vieira) e que por ora chamaremos de ‘realidade’.

26/04/2016 19h

Noitedeprocessing4.jpg

  • 19h30 Conversa sobre dataviz e jornalismo de dados com Tiago Fassoni e Edu Zal.
Tiago Fassoni é um programador e cientista de dados que vive em São Paulo. Participa de coletivos de Dados Abertos, de Cicloativismo e do OpenStreetMap.
Edu Zal atua como pesquisador de tecnologias para produção audio-visual em rede. Tem extensa carreira como VJ, onde atuou em festivais mainstream e alternativos. Trabalha com imagem em movimento no espaço construído em visuais para shows, peças de teatro, projeções mapeadas e outros eventos corporativos. Tem algumas exposições no curriculum e atua no alt[AV].

29/03/2016 19h

CONVITE 3 low.jpg

  • 20h30 - GIIP "Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte Ciência e Tecnologia" - com Daniel Seda, Danilo Baraúna, Gustavo Lemos, Lucas Gorzynski, Luis Quesada e Jorge Ribail
Thiago Petrone é engenheiro eletrônico e programador. Entusiasta de iniciativas que unem arte e tecnologia. Atualmente trabalha na Peerdustry, startup da qual é co-fundador.
GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA é um grupo que pretende produzir conhecimento sobre as chamadas "mídias emergentes", que podem ser altamente variáveis em forma e em que aspectos estéticos podem ser relevantes para os aspectos do desenvolvimento tecnológico. Como tal, procuram desenvolver as possibilidades de inovação e difusão para além das que estão atualmente comum na prática artística; assim, todas as três áreas de investigação sobre este projecto dependem desta abordagem multidisciplinar. A amplitude geográfica e caráter internacional da GIIP são as condições que permitem a este trabalho, na intersecção destes campos, ser amplamente utilizado e promovido. Certificado pela UNESP junto ao CNPq, o GIIP tem como líder a Profa. Dra. Rosangella Leote.

23/02/2016 19h

Convite-NP-2016-02-23.jpg

  • 20h - Bruno Borges - Visualização em desenvolvimento urbano
  • 21h - Caleb Mascarenhas - Arte computacional com Processing - calebv.com
Bruno Borges é mestre em Gestão Urbana pela Technische Universität Berlin e graduado em administração de empresas pela Faculdade de Economia e Administração da Universidade de São Paulo. Participou em diversos projetos de consultoria nas esferas pública e privada, com ênfase em planejamento estratégico e elaboração de metodologias de análise de dados e de impactos da adoção de estratégias corporativas, políticas públicas e modelos de governança. Suas atuações mais recentes incluem a participação em estudos urbanos voltados para sustentabilidade de políticas públicas, entre eles a criação da estratégia econômica e espacial do novo Plano Diretor e Zoneamento de São Paulo. Também atua voluntariamente em projetos de colaboração internacional voltados para o desenvolvimento sustentável e é entusiasta de ferramentas eletrônicas de transparência de informações, visualização de impactos e ativação da participação pública na tomada de decisões.
Caleb Mascarenhas é artista audiovisual, programador e educador. Trabalha com educação não formal em arte e tecnologia. Ministra a Oficina de Programação Visual com a ferramenta Processing e Oficina e Workshop Música  Digital em diversas instituições culturais. Como artista multimídia já se apresentou por diversos estados no Brasil, na Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows. Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea. Possui formação extra curricular em tecnologia com cursos de programação com a linguagem Java e desenvolvimento web. Atualmente também trabalha como desenvolvedor web, produtor audiovisual e pesquisador de novas mídias.

Noitep2.jpg


26/01/2016 19h

Convite-NP-2016-01-26.jpg

Com a presença de:

  • Bruno Borges
  • Eduardo Omine
  • Luciano Ramalho
  • Monica Rizzolli
  • Alexandre Villares
  • Edu Zal

Conversamos sobre alguns trabalhos:

Eduardo Omine

Monica Rizzolli

Edu Zal

O que é Processing?

Processing é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do Arduino).

A versão 'standard' do Processing é baseada em Java, mas hoje existem dois outros projetos importantes da Fundação Processing:

As ambos podem ser adicionados ao IDE tradicional.

Atividades relacionadas

Introdução à programação com Python+Processing
Oficina de GIFs animados
Sketchbook: Arte e Programação com Processing