Noite de Processing
Seja bem-vindo!
Noite de Processing é um encontro regular na última terça de cada mês para conversar sobre arte e programação, especialmente usando Processing.
O evento é aberto e não é preciso nenhum tipo de inscrição. A atividade é coordenada por Monica Rizzolli e Alexandre Villares.
Se você deseja receber notificações sobre os encontros, cadastre-se no MeetUp: http://www.meetup.com/Noite-de-Processing/.
Próximo encontro
ENVIO DE PROPOSTAS ATÉ 15/11: http://speakerfight.com/events/noite-de-processing-relampagos/
A Noite de Processing: Relâmpagos acontecerá terça-feira dia 29/11 às 19h00. O encontro será composto de até 12 apresentações relâmpago de 5 minutos e confraternização no final para que as pessoas possam trocar experiências. (cerveja e pizza à venda). O envio de proposta de apresentações vai até o dia 15/11 às 23h59 e a grade de selecionados deverá sair dia 20/11.
Quais são os critérios de seleção dos relâmpagos?
- 1º Temas relacionados a Processing, arte, code art, data art, P5.JS, etc.
- 2º Somente um relâmpago por pessoa. Você pode enviar quantos quiser, mas apenas um poderá ser selecionado.
- 3º Número de votos.
Encontros anteriores
25/10/2016 19h
19h30 - Física com P5.JS e BOX2D com Pedro Emilio Guglielmo.
Pedro Emilio Guglielmo é designer, formado pela FAU-USP, trabalha com front-end faz 7 anos, atualmente em uma empresa própria, a RCKT.
Material da apresentação: http://lab.rckt.com.br/processing/
27/09/2016 19h
19h30 - Software Arte e Sistema de Partículas com João Antonio de F. P. e Ferreira (http://imgur.com/a/6lZu4)
Código produzido durante o workshop
30/08/2016 19h
19h30 - Introdução à Visão Computacional usando Processing com Airton Gaidys (https://www.youtube.com/user/dspic33).
Material da apresentação: http://goo.gl/LwdBWf
26/07/2016 19h
- 19h30 - Duas atividades com Processing e Arduino, vamos usar um sensor e/ou potenciômetro ligado a um Arduino para alterar uma animação rodando no Processing.
trilha 0 - Oficina de Processing + Arduino para quem nunca programou, com Monica Rizzolli.
trilha 1 - Oficina/atividade para quem já conhece o Processing e/ou o Arduino, com Alexandre Villares.
Monica Rizzolli é graduada em Artes Plásticas pelo Instituto de Artes da UNESP e possui especialização em desenho pela Kunsthochschule Kassel (Alemanha), na classe do professor Johannes Spehr. Desde 2012 participa de importantes projetos internacionais como MAK Center Artists and Architects (EUA), Creatives in Residence (China), Sweet Home (Espanha) e A.I.R. DRAWinternational (França). Em 2015 recebeu o prêmio MAK Schindler, do MAK - Viena. Realizou exposições individuais na CENTRAL Galeria e no El Patio de Martín de los Heros (Espanha).
Alexandre Villares é arquiteto graduado pela FAU-USP em 2000, Professor da Escola da Cidade - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, desde 2005. Especialista na aplicação de meios digitais para arquitetura e design, tem experiência no ensino de programação criativa e eletrônica (Processing e Arduino) para arquitetos, designers e artistas visuais.
28/06/2016 19h
- 19h30 - Bate-papo com Fernando Fogliano, pesquisador em processos interativos.
31/05/2016 19h
- 19h30 - Bate-papo com o Grupo de Pesquisa Realidades: das realidades tangíveis às realidades antológicas e seus correlatos. Departamento de Artes Visuais ECA-USP
26/04/2016 19h
- 19h30 Conversa sobre dataviz e jornalismo de dados com Tiago Fassoni e Edu Zal.
Tiago Fassoni e programador e cientista de dados que vive em São Paulo. Participa de coletivos de Dados Abertos, de Cicloativismo e do OpenStreetMap.
Edu Zal atua como pesquisador de tecnologias para produção audio-visual em rede. Tem extensa carreira como VJ, onde atuou em festivais mainstream e alternativos. Trabalha com imagem em movimento no espaço construído em visuais para shows, peças de teatro, projeções mapeadas e outros eventos corporativos. Tem algumas exposições no curriculum e atua no alt[AV].
29/03/2016 19h
- 19h30 - Thiago Petrone - Oficina GitHub para artistas
- 20h30 - GIIP "Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre Arte Ciência e Tecnologia" - com Daniel Seda, Danilo Baraúna, Gustavo Lemos, Lucas Gorzynski, Luis Quesada e Jorge Ribail
GIIP - Grupo Internacional e Interinstitucional de Pesquisa em Convergências entre ARTE, CIÊNCIA E TECNOLOGIA é um grupo que pretende produzir conhecimento sobre as chamadas "mídias emergentes", que podem ser altamente variáveis em forma e em que aspectos estéticos podem ser relevantes para os aspectos do desenvolvimento tecnológico. Como tal, procuram desenvolver as possibilidades de inovação e difusão para além das que estão atualmente comum na prática artística; assim, todas as três áreas de investigação sobre este projecto dependem desta abordagem multidisciplinar. A amplitude geográfica e caráter internacional da GIIP são as condições que permitem a este trabalho, na intersecção destes campos, ser amplamente utilizado e promovido. Certificado pela UNESP junto ao CNPq, o GIIP tem como líder a Profa. Dra. Rosangella Leote.
23/02/2016 19h
- 20h - Bruno Borges - Visualização em desenvolvimento urbano
- 21h - Caleb Mascarenhas - Arte computacional com Processing - calebv.com
Caleb Mascarenhas é artista audiovisual, programador e educador. Trabalha com educação não formal em arte e tecnologia. Ministra a Oficina de Programação Visual com a ferramenta Processing e Oficina e Workshop Música Digital em diversas instituições culturais. Como artista multimídia já se apresentou por diversos estados no Brasil, na Europa e América do Sul. Como instrumentista acompanhou diversos grupos e artistas em turnês e shows. Apresentou performances em festivais e mostras de arte contemporânea. Possui formação extra curricular em tecnologia com cursos de programação com a linguagem Java e desenvolvimento web. Atualmente também trabalha como desenvolvedor web, produtor audiovisual e pesquisador de novas mídias.
26/01/2016 19h
Com a presença de:
Conversamos sobre alguns trabalhos:
Eduardo Omine
Monica Rizzolli
Edu Zal
O que é Processing?
Processing é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do Arduino).
A versão 'standard' do Processing é baseada em Java, mas hoje existem dois outros projetos importantes da Fundação Processing:
- P5*JS (baseado em JavaScript);
- Processing Python Mode (baseado em Jython)
As ambos podem ser adicionados ao IDE tradicional.
Atividades relacionadas
Introdução à programação com Python+Processing
Oficina de GIFs animados
Sketchbook: Arte e Programação com Processing