Introdução à programação com Python+Processing
Programação num contexto visual, para quem nunca programou
Uma oficina rápida (aprox. 2h) que oferece uma experiência de programação para pessoas totalmente leigas usando Processing Modo Python
Hein?
A ideia é desmistificar e abrir o apetite para o uso da programação por 'não programadores', pessoas cuja atividade profissional principal não é a programação.
Usos de Processing e Python que atraem 'não programadores':
- Visualização de dados;
- Arte computacional;
- Programação criativa;
- Design gerativo;
- 'Scraping' de dados públicos;
- Automação de tarefas repetitivas.
Próximas edições?
Faça uma pressão e fique atento na Lista de Discussão pública do Garoa
Referências
- Hello Processing! (vídeo)
- Python in Education
- Como instalar o Processing e o 'Python Mode'
- Programas de desenho scriptáveis e outros recursos
O que é Processing?
Processing é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do Arduino).
A versão 'standard' do Processing é baseada em Java, mas hoje existem dois outros projetos importantes da Fundação Processing:
- P5*JS (baseado em JavaScript);
- Processing Python Mode (baseado em Jython)
As ambos podem ser adicionados ao IDE tradicional.
Atividades relacionadas
O que é Python?
Python é uma linguagem de programação dinâmica, orientada a objetos (mas que permite o uso de outros paradigmas), largamente utilizada em muitas áreas, da programação Web à computação gráfica, da administração de sistemas à computação científica. Python possibilita a integração com outras linguagens e ferramentas, vem com uma bibliotecas padrão extensa, e pode ser aprendida em poucos dias. Muitos programadores Python reportam ganhos substanciais de produtividade e sentem que a linguagem estimula o desenvolvimento de maior qualidade, com código mais sustentável. Python tem sido rapidamente adotada como linguagem introdutória nos principais cursos de engenharia e ciência da computação.