Processing Modo Python

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Material sobre Processing modo Python que complementa apresentação de Alexandre Villares
ocorrida dia 28/02/2017 na Noite de Processing.

Processing Modo Python

O que é Processing?

Processing é uma plataforma livre/aberta de programação criada em 2001 por Casey Reas e Ben Fry, largamente utilizada por artistas e para o ensino de programação num contexto visual. O Processing IDE (da sigla em inglês para ambiente integrado de desenvolvimento – simplificando, um editor de texto para código) pode ser baixado em https://www.processing.org (curiosamente ele deu origem ao IDE do Arduino).

A versão 'standard' do Processing é baseada em Java, mas hoje existem dois outros projetos importantes da Fundação Processing:

As ambos podem ser adicionados ao IDE tradicional.

O que é Python?

Python é uma linguagem de programação dinâmica, orientada a objetos (mas que permite o uso de outros paradigmas), largamente utilizada em muitas áreas, da programação Web à computação gráfica, da administração de sistemas à computação científica. Python possibilita a integração com outras linguagens e ferramentas, vem com uma bibliotecas padrão extensa, e pode ser aprendida em poucos dias. Muitos programadores Python reportam ganhos substanciais de produtividade e sentem que a linguagem estimula o desenvolvimento de maior qualidade, com código mais sustentável. Python tem sido rapidamente adotada como linguagem introdutória nos principais cursos de engenharia e ciência da computação.

Atividades relacionadas no Garoa

Introdução à programação com Python+Processing

Oficina de GIFs animados