Biohacking
Biohacking ou DIY ("Do-It-Yourself") biology são atividades de criação e desenvolvimento de projetos acessíveis relacionados com biotecnologia. Eles podem ser de dois tipos:
- Dry lab, que envolve o desenvolvimento de hardwares de laboratório abertos e de baixo custo, bem como softwares, algoritmos e programas;
- Wet lab, que são projetos que envolvam manipulação de material biológico.
Apesar de já haver um movimento global de DIYbio, a atividade ainda é incipiente no Brasil. As atividades no Garoa querem estimular o crescimento desse tipo de atividade e agregar uma comunidade em torno disso.
No Garoa nós também consideramos hardwares que aumentem o grau de interação entre humano e máquina como uma forma de biohacking, como implantes de chips, por exemplo.
Objetivo e Motivação do Grupo
O objetivo é a construção de um "puxadinho" biohacker no Garoa. Em outras palavras, um laboratório amador aberto de Biologia Molecular e Microbiologia que possa aproximar as pessoas com a biotecnologia, no maior espírito da ciência cidadã e inspirados no manifesto biopunk.
Muitas pessoas gostam de biologia. Mas por muitos motivos, a vida acaba afastando as pessoas de explorar e conhecer o mundo biológico e assim acabam colocando seu fascínio e paixão de lado para trabalhar ou investir em outros tipos de estudo. Imagine aprender programação sem um computador, estudar eletrônica sem dispositivos eletrônicos ou fazer projetos mecânicos sem uma oficina ou softwares de modelagem 3D. Hoje em dia estudar biologia molecular e microbiologia é assim e o movimento DIYbio está mudando isso.
Portanto a motivação para fazer tudo isso vem da irrefreável vontade de colocar a mão na massa pra fazer coisas de biotecnologia combinada com a sensação de ausência de espaços de maior liberdade para tal. É claro que não vamos deixar de nos preocupar com biossegurança - bem como a desmistificação da biotecnologia. Nosso trabalho é fazer tudo de maneira clara, aberta e segura; cumprindo o papel social que a ciência deve ter. E tudo sem deixar de perder a diversão do negócio, é claro!
Para mais info, veja as resoluções da Reunião Inaugural.
Agenda de Atividades
Um histórico razoavelmente preciso das atividades pode ser acessado na página das Reuniões de Biohacking. Para conferir os próximos eventos, vale dar uma olhada na lista pública do Garoa e na página de próximos eventos. Em geral, estávamos nos reunindo nas segundas feiras, mas como os projetos sempre giravam em torno de hardware e Arduino, todos passaram a fazer coisas na Noite do Arduino. AINDA NÃO ESTAMOS FAZENDO EXPERIMENTOS DE MICROBIO E BIOMOL.
Projetos
Os projetos são de duas finalidades: Projetos do Open Lab e Projetos Avulsos.
Os projetos de Open Lab são aqueles que envolvem a construção da infra-estrutura do laboratório aberto de biotecnologia do Garoa e os Projetos Avulsos são projetos de associados e não associados do Garoa que querem compartilhar seus projetos de DIYbio sendo feitos no Garoa ou fora dele.
Projetos do Open Lab
Os projetos para se construir o Open Lab existem em função da "lista de desejos" do laboratório, que é a lista do que falta se adquirir ou construir para se montar um laboratório básico de biotecnologia ou simplesmente melhorá-lo - não deixando-o tão "básico" assim.
Abaixo a lista dos projetos acontecendo atualmente no Garoa:
Projetos Acontecendo
- Engenharia reversa da pipetadora automática epMotion 5075
Projetos Concluídos
- Microscópio DIY de Web Cam
Projetos Parados
- Discussão Sobre o Problema do Aedes
- Placa de 96 poços com LEDs Controláveis (Otto)
- Bomba Peristáltica (Otto)
- Incubadora de Placas de Petri (Danilo)
- PCR DIY
- Teste de Composição de Carnes em Alimentos
- Biorreator
- Aquecedor de Bancada DIY
- Centrifuga DIY
- Espectrômetro (Fernando Takeshi)
- Contador de Células (Otto)
Projetos Avulsos
Abaixo há uma lista dos projetos avulsos e a documentação em geral é de escolha dos envolvidos em cada projeto. Se você quer fazer o mesmo que um dos projetos aqui, quer ajudar ou aprender sobre, junte-se aos desenvolvedores!
- Encontro sobre Bioimpressão 3D
- Implante de RFID e demonstração de dispositivo funcional responsivo (Erico e Paulo)
Comunicação
Além da lista de emails pública do Garoa outro meio de comunicação é o grupo do facebook do Clube de Biologia Sintética da USP.
Colaborações
O Garoa é um lugar que gosta de interagir com grupos que fazem coisas legais em comum com suas atividades, trazendo mais gente para o hackerspace e divulgando a atividade. Com a atividade de Biohacking não é diferente e se você quiser organizar alguma atividade com sua escola, grupo de discussão ou qualquer outro tipo de agregado de pessoas que também se interessa por biohacking ou coisas do tipo: seja bem vindo! Abaixo alguns grupos que colaboram/colaboraram com as atividades de Biohacking no Garoa.
Clube de Biologia Sintética da USP
Os projetos de DIYbio do Garoa interagem diretamente com a comunidade de DIYbio da USP, principalmente através do Clube de Biologia Sintética da USP. A proposta é trazer um pouco mais da cultura hacker/maker para a academia dentro do pólo de biológicas da Universidade, interagindo principalmente com alunos e pesquisadores da Biologia (IB), Química (IQ), Farmácia (FCF) e Física (IF). Da mesma maneira, a ideia é trazer mais pessoas para conhecer e fazer projetos no Garoa. É estimulado no Clube de Synbio que as ideias e projetos saiam do campo das ideias e sejam colocados em prática no Garoa - e acaba acontecendo isso mesmo!
Referências
Outros Grupos no Brasil
Links Interessantes
Alguns Biohackerspaces e grupos de DIYbio: