Associação

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

O Garoa Hacker Clube é, legalmente falando, uma associação - em termos chatos, uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos. Seu estatuto já está registrado em cartório e temos cadastro na Receita Federal (CNPJ). Como uma associação, o Garoa HC pode representar-se juridicamente e perante terceiros, firmar contratos, adquirir bens em seu nome, emitir notas fiscais, receber doações, entre outros. No entanto, o objetivo da associação é dar suporte burocrático e financeiro às nossas atividades e ela exerce pouca ou nenhuma influência sobre os Projetos e Eventos realizados no espaço.

Em geral todos os Associados do Garoa HC tem direito de tomar as decisões relativas ao espaço e à associação, bastando fazer parte do Conselho Manda-chuva. Além do CMC, existem também o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, com sua atual composição, eleita e empossada em na Assembleia de Fundação, e prerrogativas (resumidas) abaixo. Existe também a Assembleia Geral, convocada em situações especiais, como as eleições, da qual podem participar todos os associados.

Conselho Manda-chuva (CMC)

O CMC toma decisões burocráticas como realizar compras, elaborar orçamentos, aprovar a prestação de contas, participar institucionalmente de ventos e projetos, etc, além de decidir sobre a entrada de novos associados e diretrizes gerais do hackerspace. Pode fazer parte do CMC qualquer associado com as mensalidades em dia, respeitado o limite de 42 membros. Quem não é associado oficialmente pode comparecer e opinar nas reuniões, sempre aberta a todos, só não terá direito a voto. O Conselho Manda-chuva elege o Chanceler Supremo do Garoa HC e seu Lord Suplente, que organiza as reuniões e é o nosso porta-voz preferencial.

As Reuniões do Conselho Manda-chuva acontecem toda terceira terça-feira do mês.

Composição
Chanceler Supremo: Anchises Moraes a.k.a. Darth Kiki
Lord Suplente: <vago>
Demais membros (lista variável)

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal é responsável por fiscalizar as finanças do Garoa HC, garantindo lisura e transparência.

Composição (mandato 2017/2018)
Gabriel Almeida
Rodrigo Silveira
Yumi Ambriola

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pela administração do Garoa HC. Basicamente, ela tem caráter executivo, isto é, trabalha mas não manda. Seus membros comprometeram-se a arcar com algumas responsabilidades essenciais ao funcionamento do hackerspace.

Composição (mandato 2017/2018)
Presidente: Fabio Hirano
Diretor de Hardware: Felipe Sanches a.k.a. Juca (Interino, indicado na Reunião de 15/08/2017)
Diretor de Software: Mike Howard
Tesoureiro: Lucas Vido
Secretário-Geral: Bruno Borges

As gestões de recursos e atividades que exigem responsabilidades restritas são compartilhadas pelas Secretarias.

Cargos Honorários

Tais cargos foram designados pelo CMC para representar associados com colaboração especial ao Garoa

Diretores e Conselheiros Anteriores