Como se associar

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

tl;dr

Lembre-se: Todo mundo é sempre bem-vindo, associado ou não, desde que tenha alguém para abrir a porta ;) 

Antes de mais nada, dê uma lida no que é um associado do Garoa.

Interessado(a)?

  • Se o seu interesse principal é contribuir financeiramente com o Garoa, considere também a alternativa de simplesmente colaborar através de doações.
  • Se o seu interesse principal é frequentar o Garoa sempre que possível, participando de nossos projetos e eventos, então você está na página certa !!!! Avance uma casa.

Existem três passos básicos para associar-se:

  1. Participe do Garoa presencialmente, frequentando o espaço e indo em nossos eventos
  2. Encontre (ou seja encontrado por) um associado para ser seu mentor
  3. No momento adequado o seu mentor proporá a sua associação ao Conselho Manda-chuva
Ou seja: Para associar-se, você deve antes de mais nada frequentar o Garoa e conhecer o pessoal. 

Detalhando um pouco

Qualquer pessoa física maior de 18 anos pode tornar-se associada ao Garoa. A decisão final quanto à associação cabe ao Conselho Manda-chuva, ou seja, deve ser aprovada pelos demais associados.

O papel do Associado é definido em nosso Estatuto e o processo de associação segue o Regimento Interno.

Acreditamos que deva haver confiança e sintonia entre todos os associados, por isso criamos um processo que tem como objetivo apresentar o Garoa, seus princípios e modo de funcionamento às pessoas que desejam se associar, além de aproximar os presentes e futuros associados. Isso quer dizer, em outras palavras, que não queremos sócios apenas para pagar a mensalidade - de todo modo, aceitamos contribuições financeiras de bom grado. Queremos sócios para contribuir com projetos, eventos, mantendo o Garoa vivo, disseminando a cultura hacker e trazendo novos frequentadores, de modo a sempre fortalecer a nossa comunidade. Pagar a mansalidade é apenas uma consequência que todos cumprem com muito gosto!

O interessado em associar-se ao Garoa deverá:

  1. apresentar-se na lista de discussão e pessoalmente;
  2. não ser troll, e ler nosso FAQ antes de fazer aquela pergunta;
  3. frequentar o Garoa (a sede, não a lista) para conhecer a galera;
  4. tornar-se um padawan, isto é, encontrar um associado que será seu mentor, que deverá auxiliá-lo em sua integração com os outros associados e apresentar-lhe o Garoa, seus princípios e funcionamento, além de esclarecer qualquer dúvida (o melhor momento para isso é em algum evento presencial); e
  5. cadastrar-se no site (wiki) e criar uma página de usuário com informações sobre quem é, o que faz, nome (ou alias), e-mail para contato, e o que mais julgar necessário; uma foto pode ajudar-nos a reconhecê-lo, mas não é obrigatória;

O interessado poderá procurar um mentor diretamente (ou vice-versa), ou ainda aguardar por uma "chamada para padawan", que eventualmente um associado pode fazer na lista pública do Garoa. Nessas chamadas um associado convida um ou mais interessados a participar de um projeto específico, e a participação nesse projeto conta como o processo de integração.

Outra forma de participar ativamente do Garoa, e assim facilitar a sua integração e associação, é frequentar e ajudar a organizar algum evento recorrente no Garoa. Sempre precisamos de mais pessoas dispostas a ajudar nas atividades existentes, além de sermos receptivos a novas idéias e sugestões. O Garoa é o lugar ideal para você organizar um encontro recorrente sobre um assunto nerd de sua preferência.

Observações

  • o mentor deverá apresentar seu padawan em uma reunião do CMC, o que iniciará oficialmente o processo de admissão. A partir da reunião seguinte, o mentor poderá colocar em discussão a admissão de seu padawan. Cabe ao mentor decidir quando o Padawan está pronto para tal, e cabe ao CMC a decisão final sobre a aceitação de um novo Associado.
  • isso é uma regra que aceita algumas excessões: se você já frequenta o Garoa há um tempão, conhece a galera e em algum momento resolve associar-se, provavelmente seu processo será apenas um passo burocrático que sofrerá um fast forward, resolvido em apenas uma reunião do CMC.
  • no dia 15 imediatamente após sua admissão, o Associado deverá passar a contribuir com suas mensalidades regular e pontualmente.
  • opcionalmente, os novos associados poderão participar do Conselho Manda-chuva, bastando para isso manifestar o interesse ao Chanceler Supremo.

Vale lembrar que, talvez, associar-se ao Garoa de imediato não seja a melhor opção: não há motivo para pressa! Isso não quer dizer que você não pode frequentar o espaço - muito pelo contrário! Passe um dia em que o espaço esteja aberto para soldar uns resistores, comer um pedaço de pizza e tomar uma cerveja Gota Serena com a gente!

 Mesmo não sendo associado, você pode contribuir financeiramente com o Garoa através de doações.