Decoração

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Esta página tem o intuito de gerenciar um esforço de decoração dos porões do Garoa Hacker Clube.

Inspiração: Psicodelia tecnológica - Chaos Communication Camp - Alemanha

Decorações temporárias

Porão 0

Adesivoteca

Adesivoteca e Stencil de Alan Turing

Se você tem um adesivo de alguma coisa ligada à cultura hacker, Do-It-Yourself, software livre, hardware aberto, e afins, cole-o em algum dos degraus do teto da escada do porão 0.

Stencils

As paredes da escada do porão zero é decorada por vários stencils de temática hacker/nerd/gamer.

  • Veja em Decoração_-_Stencil os stencils que já foram aplicados nas paredes da escada e uma lista de idéias de novos stencils a serem feitos algum dia.

Pôsteres

Nas paredes do porão 0 temos alguns posteres decorando o ambiente. Sinta-se à vontade pra colar o seu!

Galaga

Durante visita ao METALAB em Viena, Áustria, o Juca projetou e cortou na laser cutter naves pixelizadas do jogo Galaga, que foram transformadas em ímãs de geladeira ou colados nas paredes do porão 0.

Logo Garoa Acrílico

Também no METALAB, foi cortado um logotipo do Garoa em 3 camadas de acrílico laranja. Cada gota do logotipo foi cortada em apenas uma das 3 chapas de acrílico, aleatoriamente, de modo a criar um efeito de paralaxe. Este logo encontra-se pendurado em um canto no teto próximo ao pé da escada.

Garoa-ELWire

O Luis Leão montou um painel com ELwire (Eletroluminescent wire) com o nome do Garoa.

Em planejamento: (i) pendurar em uma das paredes da escada. (ii) vincular ao sensor da porta para ligar automaticamente apenas quando o Garoa estiver aberto. (iii) programar um buzzer para fazer chiados simulando um neon com mal-contato :-P



Porão 1

DaftPunk - Adesivo de contact colorido recortado (manualmente)

stencils que brilham no escuro

Em planejamento: Uma das paredes da escada do porão 1 foi pintada com tinta verde-escuro e colocamos uma luz-negra no topo da escada. A idéia é fazer stencils que brilhem no escuro quando iluminados pela luz negra. Entretanto, a luz negra está fraca. Talvez o ideal seja usar uma lâmpada maior.

Adesivos de vinil recortado

Há uma fileira de azuleijo-pixels no meio da parede da escada do porão 1 feitos com contact colorido recortado. As cores são Preto, Azul e Magenta.

No lado oposto da escada há um adesivo pixelizado da banda Daft Punk, feito pelo Juca também em contact recortado (manualmente) nas cores Preto, Azul e Magenta.

Temos rolos de contact nessas cores guardados no Garoa para quem quiser fazer mais decorações de adesivo.

Em Janeiro de 2013 o Garoa recebeu como doação uma máquina de corte de vinil (Vinyl Cutter), modelo Graphtec 330L-20. A doação foi feita por um grupo de pessoas que se organizaram para fazer uma vaquinha para compra e doação da máquina.

Vitrona dos Flintstones - adesivo de vinil feito na máquina de corte do Garoa
Fita cassete - primeiro adesivo cortado com sucesso pela nossa vinyl cutter
Toca-discos - adesivo de vinil em duas camadas (verde escuro e verde claro)

Em planejamento: decorar os "pixels" com uma segunda camada de adesivo imitando o brilho dos ladrilhos do jogo TETRIS

Em planejamento: continuar a fileira de pixels ao longo de toda a volta do interior do porão 1.

"nossa espaçonave"

Inspiração: Corredor de entrada do C-BASE, hackerspace em Berlin, Alemanha
Inspiração: Decoração UFO no C-BASE - Berlin, Alemanha

Painéis de LCD/LED/botões

Em planejamento: Uma idéia antiga ainda não posta em prática: conectar uma quantidade gigantesca de displays dos mais diversos tipos formando um painel heterogêneo mas que possa ter um controle central e exibir imagens levando em consideração as formas dos displays usados. Para isso precisaremos de um protocolo de comunicação unificado (pequenos drivers para cada display específico) e de muita sucata eletrônica. Quanto mais inusitados os formatos dos displays melhor. Pode também incluir botões. Portanto, painéis de equipamentos como o Painel Banctec 91690 são muito bem-vindos nas doações ao Garoa :-)

decoração eletrônica

Em planejamento: Tem uma sacola cheia de PCBs selecionadas para fazer a decoração. Elas já foram usadas em outra oportuniade para decorar o cenário o GaroaTV, por exemplo. Eu tava interessado em por umas luzes neon ou ELwire por trás de um painel de placas eletrônicas e ou metal/acrílico pra dar um efeito bacana na parede do porão 1.

central de controle

Em planejamento: Usando o PVE-500 podemos controlar diversos dispositivos do Garoa. Por exemplo, poderíamos ligar um sistema de som para selecionar músicas. Outros muitos usos criativos podem ser bolados. Seria divertio ter um painel de controle como em uma espaçonave, mas que fosse efetivamente útil pra alguma coisa. O PVE-500 parece ser o dispositívo mais versátil para ser hackeado que já vi no Garoa.