Sala de Jogos

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Na sala de jogos do Garoa temos:

  • Uma mesa de pebolim
  • O Arcade do Juca com placas de fliperama originais (padrão JAMMA). Atualmente esté disponível uma placa NeoGeo MVS com um cartucho de 150 jogos selecionáveis num menu inicial. Para trocar dejogo basta re-ligar o arcade (tem uma chavinha atrás do gabinete na parte decima).
  • Um alvo para atirar dardos
  • Um aparelho de som
  • "Ar condicionado" que só circula o ar... mas já ajuda :-)


Foto de 20 de março de 2018 mostra a iluminação customizada da sala de jogos
2018-Jun-14: Agaelebê ligou o painel de ELWire escrito "Garoa"
Sala de Jogos - 005.jpeg
Sala de Jogos - 004.jpeg
Sala de Jogos - 003.jpeg
Sala de Jogos - 002.jpeg
Sala de Jogos - 001.jpeg

Relatos de Atividades

De tempos em tempos acontecem atividades para manutenção e aprimoramento da Sala de Jogos. O uso da sala, entretanto, obviamente não é restrito apenas a essas datas. Divirtam-se!

Possíveis atividades futuras

Essas são algumas coisas que gostaríamos de fazer algum dia (talvez em breve, talvez nunca):

  • limpar a parte de dentro do gabinete.
  • organizar melhor a fiação interna do arcade usando braçadeiras.
  • consertar uma das rodinhas do gabinete do arcade que está solta. Precisa aparafusar de novo na madeira.
  • Instalar mais luzes no playfield do pinball.
  • Revisar contatos dos joysticks e botões.
  • Refazer a fiação dos joystics e botões para adequar-se ao padrão "JAMMA-NeoGeo".
  • Fazer algo interessante com o arduino de dentro do pebolim...
  • Terminar de montar o painel FSOCIETY
  • Instalar o dot-matrix-display da máquina de pinball
  • Cortar o excesso de madeira do vu-meter azul do Oda. E pendurá-lo na parede, pra sair de cima do pebol.
  • Instalar uma régua extra de tomadas do lado esquerdo da sala.
  • Trocar a régua de tomadas por uma nova, pois algumas tomadas estão com mal-contato.
  • Iluminar melhor o lado esquerdo da sala.

-- Juca

2018/JUN/14

  • O Agaelebê arrajou uma fonte de alimentação para ELWire e ligou o painel com nome do Garoa.

2018/JUN/13

  • Removi o contact verde-escuro da parede pois a cola estava fraca demais e o contact estava soltando. Talvez mais pra frente eu cole algum contact novo no lugar. Por enquanto vai ficar sem nada.


2018/JUN/04

Depois de um atraso de 12 dias por conta da greve dos caminhoneiros, o cartucho Neo-Geo 150-in-1 finalmente chegou! E já está instalado no Arcade.

Para jogar basta ligar o arcade e a primeira tela do cartucho é um menu de seleção de jogos. Após selecionar um jogo, acho que a única forma de voltar ao menu de seleção é religando o arcade. Divirtam-se!

Nota: Percebi que os joysticks do arcade estão meio ruins. Dá pra jogar, mas é bem perceptível no menu de seleção de jogos que o joystic (pelo menos o do jogador 1) está bem sensível. Preciso revisá-lo. Além disso, em algum momento precisarei fazer a correção da ligação dos botões. Então provavelmente a revisão irá acontecer junto com esse retrabalho do chicote.

2018/JUN/03

De 31/MAI a 03/JUN a Sala de Jogos ficou desativada por conta dos trabalhos de limpeza e organização do depósito do Garoa. O pessoal fez um ótimo trabalho e a Sala de Jogos está de volta em estado operacional. :-D

2018/MAI/27

O cartucho NeoGeo 150-in-1 ainda não chegou. Então dediquei o sábado para fazer outras melhorias na sala.

Removi o gaveteiro da Sala de Jogos e o coloquei no Vortex. Conversei com o Oda e ele decidiu levar embora para a casa dele (e, em troca, fazer uma doação em dinheiro para o Garoa).

Adesivei toda a borda da janela com contact preto, que deu um contraste bonito com as cores do "vitral". Também apliquei uma faixa larga de contact verde em toda a parede da janela e reposicionei o poster dos X-men.

2018/MAI, 24 ou 25

Estou aguardando chegar pelo correio um cartucho NeoGeo com 150 jogos que comprei no Mercado Livre. Provavelmente vai chegar nessa quinta-feira ou sexta-feira e vou no Garoa instalar o cartucho e jogar um pouco.

2018/MAI/21

  • Instalei a fonte de alimentação nova. Arcade voltou a funcionar.
  • Uptime: 1 mês e 13 dias (de 05/MAR/2018 a 17/ABR/2018).
  • Downtime: 1 mês e 3 dias (de 18/ABR/2018 a 21/MAI/2018).

2018/MAI/19

Neste sábado eu (Juca) e o Hugo fizemos uma arrumação geral na Sala de Jogos.

Comentei com o Hugo que eu gostaria de instalar uma cortina preta na janela da sala para evitar a entrada de luz do dia. Mas o Hugo deu uma idéia muito melhor. Utilizamos contact colorido nos vidros da janela e agora a luz não é bloqueada por completo, mas a pouca luz que entra agora é colorida :-)

Removemos da sala itens que não são relacionados a jogos. Por exemplo, o butijão de gás e o saco de carvão pra churrasco foram para a cozinha (naturalmente).

O armário atrás da porta ainda tem alguns laptops "no estado" e também alguns computadores antigos (principalmente MSX Expert e HotBit) e também vários kits de eletrônica. Curiosamente, os MSX estão em melhor estado (vários funcionando) do que os laptops modernos... Grande parte dos kits de eletrônica foram levados pelo Hugo para a estante cinza da biblioteca.

Três tubos CRT que estavam guardados debaixo das mesas da biblioteca e do lab de eletrônica foram trazidos para a Sala de Jogos e expostos como itens decorativos. Sei que um deles funciona, o outro pifou, mas tem uma placa eletrônica que foi usada no programa "Qual é a Música" do Silvio Santos na década de 90. Ambos monocromáticos. E o terceiro parece ser colorido, mas não tive tempo de inspecionar ainda. Eu gostaria de algum dia usar algum desses tubos em experimentos com placas de fliperama, por exemplo. Mas por enquanto vão ficar lá apenas como decoração.

Cobrimos a parte debaixo da estante na qual estão expostos esses CRTs com um pano azul marinho para esconder os itens que ainda estão guardados ali por falta de lugar melhor (Um amplificador de guitarra, e umas caixas de isopor com bebidas e acho que uma impressora também). Fizemos o mesmo, usando um grande pano preto, para esconder a estante de gaveteiros que, na minha opinião, não deveria estar na Sala de Jogos. Com isso, pelo menos o ambiente fica visualmente menos poluído, apesar do gaveteiro ainda ocupar um espaço grande ali.

Usei papel alumínio para decorar o icosaedro feito de hashis. Agora está parecendo um satélite todo metalizado pendurado no teto ao lado do desenho da Enterprise na parede :-)

Além disso, pela primeira vez ligamos um celular à entrada auxiliar do aparelho de som da sala e trabalhamos nas melhorias do espaço ao som de boa música.

Ah! Sim! Colamos com cola quente uma pequena aranha de plástico no abajour de luz vermelha que fica acima do pebolim. Alguém ainda vai levar um susto ali...

2018/ABR/18

Ao longo do último mês eu tenho rotineiramente aberto a Sala de Jogos (2 ou 3 vezes por semana) e ligado as luzes e o Arcade para que as visitas possam jogar à vontade.

Hoje ao abrir a sala notei que o Arcade não estava funcionando. Depois de inspecionar com calma concluí que a fonte de alimentação (de 1994) abriu o bico. Depois de 24 anos de serviço, finalmente queimou. Agora a solução é tentar consertar ou então colocar uma fonte nova no lugar. Precisa fornecer GND, +5V, -5V e +12V. Não há nenhuma indicação de potência na carcaça da fonte. Mas acho que qualquer fonte de PC dá conta do recado.

Eu estou indo viajar pro exterior e só volto dia 3 de maio. Se alguém quiser instalar uma fonte nova, à vontade. Caso contrário, só vou poder arrumar depois de voltar de viagem. Vou deixar um aviso colado na tela.

-- Juca

2018/MAR/19

  • O cordão de luz branca (pisca-pisca) que ficava enrolado no teto da sala estava com algum problema no módulo controlador, que fazia com que após alguns minutos ele entrasse em um modo de luz "strobo" muito irritante. O botão usado para alternar modos de pisca-pisca estava quebrado. Notei que um outro cordão de luz como esse está pendurado no quintal e que o controlador dele está bom. Fiz a troca e agora a luz da sala não entra mais no modo "strobo".
  • Re-organizei todo o cabeamento de energia elétrica dos equipamentos e itens decorativos de modo a todos serem alimentados pela régua que fica instalada atrás do arcade na parede laranja. Todos os cabos estão agora presos com braçadeiras para mantê-los bem organizados e sem riscos de mau-contato, etc.
  • Para ligar o cordão de luz branca nessa régua tive que retirá-la por completo do teto. Aproveitei a oportunidade para instalar o cordão ao longo de toda sala, tentando aumentar a eficiencia da iluminação e também deixar mais bonito, mais bem instalado.
  • Adicionei um cabo longo ao globo terrestre e instalei uma lãmpada vermelha nele. Pendurei no teto acima do pebolim.
  • Os displays de LED (tanto o azul do Oda quanto o vermelho que veio de doação da Bit9) estavam anteriormente pendurados no plug da tomada, meio equilibrados mas com risco de cair. Mudei a posição deles. Agora estão deitados em cima da lateral do pebolim. O ideal seria afixar na parede, mas ainda não tive tempo de fazer isso.
  • Instalei uma régua elétrica adicional embaixo do pinball para não deixar o cabo USB dele esticado até a régua grande da parede laranja.
  • Essa mesma régua usada para o pinball também é usada para ligar o cordão de luz do quintal. O cabo elétrico da luz do quintal, entretanto, está largado no chão entrando no depósito. O ideal seria em breve fazer uma instalação melhor dessa extensão para não ficar largada no chão. Possivelmente passá-la por trás das estantes do depósito em direção à janela.
  • Fiquei até (além d)o limite do horário no Garoa fazendo essas melhorias na sala. Saí de lá à meia-noite e trinta. Não deu tempo de tirar fotos, mas pretendo fazer isso na próxima vez que eu for ao Garoa. Vou viajar do 22 de março ao 3 de abril, mas depois que eu voltar, pretendo voltar a me dedicar a essa sala.

Alguns itens que ainda estão pendentes são:

  • Terminar de montar e instalar um letreiro iluminado "F-S-o-c-i-e-t-y" que eu e o Oda cortamos em madeira e acrílico na laser cutter.
  • Preparar uma plaquinha informativa com instruções gerais de uso da sala.
  • Melhorar a instalação do painel de leds vermelho. O Arduino está simplesmente pendurado por jumper wires. Certamente há formas mais robustas para afixá-lo. O Ideal seria montar uma carcaça para o display facilitando inclusive a afixação na parede.
  • Montar e instalar o Dot Matrix Display do Pinball (está atualmente guardado na minha casa). Tem 168x16 pixels vermelhos.
  • Limpar a parte interna do gabinete do arcade e organizar melhor o cabeamento do chicote JAMMA.
  • Falar com o Douglas para ver a quantas anda o preparo do Raspberry Pi
  • Corrigir a ligação da botoeira para permitir o uso dos 3 botões superiores em jogos que fazem uso de até 3 tipos de ação. E deixar os 3 botões de baixo num mini-chicote separado para jogos de luta. Hoje em dia os 3 botões de cima estão interligados (idem para os 3 botões de baixo).
  • Re-instalar uma das rodinhas do gabinete (com o passar do tempo quebrou ou soltou, tem que ver como está e se é fácil arrumar)
  • Aparafusar o painel da botoeira para evitar que abra sozinho enquanto as pessoas estão jogando.
  • Fazer algum desenho na lateral do arcade.
  • Instalar um tubo CRT no arcade (é muito mais bonito que a tela LCD e dá um maior ângulo de visão sem alterar as cores)
  • Arrumar uma solução para a temperatura da sala (é muito quente!!!)

-- Juca


2018/MAR/09

Arcade com bezel (moldura da tela) instalada, rodando o jogo Metal Slug 2. Foto tirada em 10 de Março de 2018
  • Instalei um bezel de plástico transparente em frente ao monitor.
  • Colei contact colorido no bezel, ficou lindão!
  • Escondi o frame bege do monitor LCD usando contact preto.
  • Eu e o Oda cortamos na laser cutter letras em MDF e acrílico para instalar como decoração "FSOCIETY" no arcade "do QG dos hackers" :-P
  • Já pintei o MDF com spray preto, falta montar, ligar uns leds e pendurar na parede.
  • Eu e o Guttem zeramos juntos o jogo Metal Slug 2
  • Pendurei na parede um display de 95x7 LEDs vermelhos com uma animaçãozinha boba controlada por um Arduino. Dá pra melhorar.
  • Identificamos a necessidade de dedicar uma chave no painel elétrico do Garoa para a alimentação da Sala de Jogos, de modo a poder deixar tudo "ligado", mas com a chave geral desligada e a cada vez que for aberto o Garoa poder simplesmente ligar um disjuntor e ter a parefernália toda de luzes piscantes da Sala de Jogos sendo ligada de uma vez só. Isso vai depender de uma pequena reforma elétrica, entretanto.

-- Juca

2018/MAR/07

Relato da atividade da Sala de Jogos que fizemos hoje:

  • Instalei uma luz laranja dentro do compartimento superior do gabinete do arcade (o marquee).
  • Eu e o Douglas fizemos um furo na madeira traseira do gabinete para permitir que o cabo de força saia do arcade e chegue na tomada com muito pouco cabeamento exposto.
  • Fizemos também a ligação elétrica para a chave liga-desliga do gabinete. Agora pra ligar ou desligar o arcade não precisa mais colocar e tirar da tomada (e consequentemente ter que ficar arrastando o arcade pra alcançar as tomadas). Agora basta usar a chave liga-desliga. Ela fica bem atrás do gabinete, no tampo superior.
  • A luz laranja do marquee acende junto quando o arcade é ligado.
  • O ajuste de volume do arcade era feito por meio de um pequeno potenciômetro na placa NeoGeo. De tanto aumentar e abaixar o volume, o potenciometro acabou quebrando, por fadiga mecânica. Procurei potenciometros de 1k ohm no garoa para substituir mas nao achei nenhum de mesmo valor. Pra nao largar o arcade sem som, instalei 2 resistores de valores fixos (470 ohms e 560 ohms) que somados dão aproximadamente 1k ohm. Com esse ajuste fixo de volume, o som não ficou nem muito alto, nem muito baixo. Ficou mais ou menos na metade da escala que era antes ajustável.
  • Mais pra frente seria legal instalar um potenciometro com um knob no gabinete, em um local acessível aos jogadores. Por enquanto vai ficar com esse volume fixo.
  • Pretendo em breve instalar uma chapa de plástico translúcido ou um vidro em frente ao monitor. Preciso ainda tirar as medidas para poder arrumar material e cortar do tamanho certo.
  • O Douglas levou o meu Raspberry Pi 3 para a casa dele para fazer a instalação e configuração inicial do sistema com emuladores. Ele falou que vai tentar fazer isso usando uma imagem chamada Lakka.
  • Nosso próximo encontro da Sala de Jogos fica marcado para a 5a feira da semana que vem (15/MAR/2018), a partir das 19h. Até lá sintam-se à vontade para jogar pebolim e Fatal Fury 2 no arcade. Se houver qualquer dúvida, é só perguntar aqui mesmo.

-- Juca