Guia de Sobreviênvia na Selva

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
 NOTA: Este não é um guia oficial do Garoa nem expressa a opinião de todos os associados.

Bem-vindo ao Garoa! Estamos muito felizes de você estar aqui!

Introdução

A gente sabe que as pessoas podem se sentir deslocadas nas primeiras visitas ao garoa. Afinal, a grande maioria dos frequentadores do nosso espaço são nerds, amantes de tecnologia mas, as vezes, com capacidade limitada de interação social.

Então escrevemos este guia para lhe ajudar nos seus primeiros passos e esperamos que você volte muitas vezes.

Be excellent to each other

Temos uma única regra básica: "Be excellent to each other". Ou seja, respeite e cuide bem do próximo.

A gente realmente espera que ela seja suficiente e boa parte do que esta abaixo são simples aplicações desta regra.

Socorro, Estou Sendo Ignorado!

Embora os associados e frequentadores do Garoa adorem uma boa conversa, muitas vezes estão no Garoa para alguma atividade específica e querem se concentrar nela. Nem sempre vai ter alguém com disposição para parar o que está fazendo e recepcionar quem está chegando.

Ninguém está te ignorando! As pessoas é que provavelmente estão ocupadas, ou aquela pessoa desocupada no canto da sala é tímida o suficiente para preferir não dar atenção para alguém que não conhece.

Tenha um pouco de paciência que a integração acontecerá naturalmente.

Puxe conversa com alguém. Faça alguma pergunta inteligente. Se ofereça para ajudar em algo.

Consenso, Façocracia e reversibilidade

Estes são os tres pilares da gestão do Garoa: decisões são tomadas com consenso, mas se estamos falando de algo reversível (e você estiver disposto a reverter), faça primeiro e pergunte depois. Consenso precisa ser construido e para isso as pessoas devem estar comprometidas com ele. Façocracia pode ser cruel com quem fez, esteja avisado. Pense no Garoa antes de si mesmo, aceite e faça críticas com isso em mente, ou seja, be excellent to each other.

O que posso hackear?

Façocracia e reversibilidade são a resposta a esta questão. As coisas que estão na prateleira demarcada da biblioteca podem ser compradas - você paga o quanto achar justo, mas lembre-se: be excellent to each other quando for dizer o que é justo.

Itens de consumo, como solda e resistores, são de uso liberado - dentro do bom senso. Se possível, faça uma colaboração ao Garoa para nos ajudar a repor estes itens.

Mottainai

Nossos recursos são finitos, aprenda a reconhecer o valor de cada um deles e a usar com respeito e gratidão, mesmo que seja sucata, evitando ao máximo o desperdício.

Cooperação

Certos projetos exigem a cooperação entre os frequentadores, principalmente os que se estendem por um período maior de tempo. Isto requer conhecer o que já foi feito e documentar o que você está fazendo. Avisos e a wiki ajudam nisto.

Impressoras 3D

Por hora, o uso das impressoras 3D é restrito aos associados que fizeram o curso. Se quiser utilizar, peça ajuda a um destes associados. Eles podem dizer "não" e você deverá saber lidar com a frustração. Regras básicas:

  1. Uso de impressoras só acompanhado de um associado
  2. Nunca peça ajuda para o Juca a respeito deste assunto
  3. Leia o manual
  4. Estude, não reclame, imprimir é demorado, chato e pode ser difícil nas primeiras vezes
  5. Não alterar firmware ou configs da EPROM
  6. Não alterar hardware
  7. Não desentupir o bico
  8. Não tente consertar
  9. Se algo não parece bem, reporte ao grupo de Impressão 3D do Garoa

O mais importante: antes de tentar consertar algo, consulte os outros associados para saber se a impressora está realmente precisando de manutenção.

Laser Cutter

Por hora, o uso da laser cutter é restrito aos associados que fizeram o curso. Se quiser utilizar, peca ajuda a um destes associados. Eles podem dizer não e você deverá saber lidar com a frustração. Regras básicas:

  1. Uso da laser cutter só acompanhado de um associado
  2. Leia o manual
  3. Não alterar firmware ou configs da EPROM
  4. Não alterar hardware
  5. Cuide do laser, se ele queimar, acabou laser cutter para todo mundo
  6. Verificar sempre que a água da laser cutter está fluindo
  7. Manter a laser cutter desligada se ela não estiver cortando
  8. Se algo não parece bem, reporte ao grupo de Corte a laser do Garoa

Torno

Fique longe do torno.

Ética hacker

Estas são as máximas que inspiram a heurística do nosso Código de Conduta epigramático:

  • A informação quer ser livre;
  • Hackers devem ser julgados segundo seu hacking, e não segundo critérios sujeitos a vieses como graus acadêmicos, raça, cor, religião ou posição social.
  • Atreva-se a ser ingênuo.
  • A verdadeira riqueza é a informação e saber como utilizá-la.
  • Se em tudo o mais forem idênticas as várias explicações de um fenômeno, a mais simples é a melhor.
  • O pressuposto da complexidade reconhece que a simplificação obscurece as inter-relações dos fenômenos do universo e que é imprescindível ver e lidar com a complexidade do mundo em todos os seus níveis.
  • Um problema adequadamente diagnosticado está a meio caminho de ser solucionado.

Bogus criteria

Uma das máximas diz que não julgamos por critérios além do hacking, mas não diz que não julgamos. Isso não quer dizer que só experts são bem-vindos, mas que simplesmente não gostamos de posers, free rides e demais cânceres. Gostamos de pessoas interessadas, engajadas e autônomas. Gostamos de trocar informação.

Assédio

Nossa política anti-assédio é clara: be excellent to each other.

Se presenciar ou sofrer algo, reaja. Mas seja excelente com o agressor também, pois acolher e esclarecer é geralmente mais eficiente do que jogar pedras. Lembre-se que o Garoa é um lugar para os hackers de todos os tipos e credos se sentirem bem, não para alguém simplesmente recitar regras a favor de minorias (e não, batalhar por direitos de [coloque o que quiser aqui] não é necessariamente hacking ou hacktivismo).

Mulheres, homens, gays, ateus, feministas, machistas, judeus, homofóbicos, budistas, tucanos, não binários, petistas, misógenos, comunistas, coxinhas, maconheiros, capitalistas, japoneses, evangélicos, blablabla, são todos bem-vindos, podem discutir suas idéias - se tiver alguém disposto a escutá-las, mesmo que seja para te denunciar ou retaliar ;) - e podem até exercitar suas idéias se elas estiverem dentro da lei, dos princípios do Garoa e se não estiverem atrapalhando o hacking.

Sempre tenha em mente que todos devem ser julgados pelo seu hacking e não por algum desses bogus criteria, mas na prática é melhor que você guardar idéias polêmicas para você mesmo. Venha ao Garoa para falar de computação, eletrônica e demais temas sobre tecnologia, mesmo que sejam temas políticos acalorados acerca de tecnologia, vai dar mais certo.

Cozinha, banheiro e limpeza no geral

No que se refere a manutenção e a limpeza do nosso espaço, a melhor regra sobre isso é bem simples e prática: deixe o Garoa melhor do que encontrou.

Os associados não são funcionários de ninguém, eles já fazem muito mantendo o Garoa ativo, reconheça isso e ajude a cuidar da limpeza e organização do ambiente. No mínimo, arrume o que você bagunçou e limpe o que você sujou. Você vai ajudar muito se seguir esse princípio básico e vai ajudar mais ainda se limpar ou arrumar mais alguma coisa.

Principalmente, não fuja deixando a bagunça para o último otário. Ou seja: be excellent to each other ajudando a cuidar bem do espaço, da limpeza em geral, e ao fechar o Garoa.

Fotos e vídeos

Não tire fotos ou filme, muito menos poste este material em alguma rede social sem autorização.

Atividades

A menos que tenha sido amplamente divulgada, não, hoje não tem nenhuma atividade especial. Se tiver, não perturbe quem não veio para a mesma atividade que você e procure retribuir por esta atividade fazendo doações, ajudando na limpeza e organização após a atividade e comprando souvenirs.

Apoie o Garoa

O Garoa vive de pessoas, por isso acima de tudo queremos que você volte. Ainda assim, dinheiro é necessário para tudo acontecer. Nosso dinheiro vem de mensalidades, doações e afins. Gostou do Garoa? Colabore. Você pode virar um Amigo do Garoa fazendo doações recorrentes no valor que desejar ou virar um sócio e ter direito à chave pagando uma mensalidade. Qualquer um pode se associar, só precisa ter o mindset exalado ao longo de todo este guia.

Outras leituras