Netiqueta

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Destinada a todos os assinantes das Listas de Discussão, meios de comunicação oficiais do Garoa Hacker Clube.

Para dúvidas que não sejam referentes à lista, acesse o nosso FAQ.

O que a lista do Garoa não é

A lista do Garoa não é uma "lista técnica", como alguns gostam de falar. Ou seja, não é uma lista especializada e de foco e interesse estritamente técnico. Ou seja, ela não é uma lista como arduino-br ou a lista do grupo de usuários python. Portanto, se você tem uma dúvida sobre um assunto técnico específico e isso não tem nenhuma relação com um projeto sendo executado no Garoa, provavelmente o melhor é procurar uma lista especializada.

O que é a lista do Garoa

O principal objetivo da lista do Garoa é promover a comunicação de associados, frequentadores e interessados nos eventos e projetos do Garoa, assim como assuntos de interesse geral relacionados à cena Hacker, de preferência com alguma relação com o Garoa. Isso não quer dizer, de maneira alguma, que assuntos técnicos não devam ser tratados nessa lista. Podem e devem, especialmente se contextualizados em atividades que fazemos aqui. Mas não reclame se no meio de uma thread sobre ponteiros alguém vier falando de fnords. No entanto, se você tem uma dúvida sobre um assunto técnico específico e isso não tem nenhuma relação com um projeto sendo executado no Garoa, provavelmente o melhor é procurar uma lista especializada.

Fontes que devem ser consultadas antes da lista

Antes de enviar uma pergunta para a lista, você deve procurar verificar se sua dúvida já foi respondida anteriormente. Para isso, recomenda-se que você consulte as seguintes fontes (em ordem de preferência e relevância):

Mas não se deixe enganar, nossos melhores amigos nem sempre estão certos. Tenha senso crítico.

Como recorrer à lista

Caso você tenha consultado as fontes acima e não tenha tido sucesso em encontrar uma resposta para sua dúvida ou problema, sinta-se à vontade para enviar sua mensagem para a lista [2]. Para manter o bom nível da lista e aumentar as suas chances de obter uma resposta significativa, procure observar as seguintes recomendações:

Como compartilhar conteúdo

Sinta-se a vontade em compartilhar conteúdo pertinente com a lista, porém pense duas vezes antes de concluir que seu teor é de interesse do grupo.

Ao enviar links tome alguns cuidados para que o público realmente se interesse. Por mais verboso que ele seja, não restrinja-se apenas a enviar um hiperlink, faço no mínimo um breve descritivo sobre o que se trata ou porque você acha relevante compartilhar com o grupo, se possível envie uma sinopse e utilize encurtadores de URL apenas quando necessário.

Acima de tudo respeitamos defendemos a liberdade, não apenas as 4 liberdades do software livre, mas também a independência dentro de regras sociais e respeitando os direitos dos outros dentro da máxima de Spencer: "a liberdade de cada um termina onde começa a liberdade do outro".

Portanto, vale lembrar que não toleramos o compartilhamento de cópias não autorizadas, porém, caso você tenha um excelente motivo para isto, entre em contato conosco antes de enviar seu e-mail para a lista para entendermos a situação, onde talvez tenhamos uma saída bem divertida e criativa ou talvez podemos até te apoiar totalmente, mas tendemos a ser contra toda e qualquer prática ilegal.

Conduta

Como regra geral, procure sempre utilizar português correto e claro.

Evite poluição visual (risadas exageradas, palavras em capslock), uso de abreviações vulgares como "kd" (cadê), "dpois" (depois) e "qm" (quem) e termos em inglês para o qual existem equivalentes em português (ex: "languages", "patterns", etc) -- nosso país já tem dificuldades suficientes com o português; melhor praticá-lo ao invés de degenerá-lo.

Corretores ortográficos são legais. Se você tem um, utilize-o antes de enviar um email na lista.

Não assediem as meninas da lista. Além de deselegante, elas podem ter namorados ciumentos e mais fortes do que você.

Tome cuidado redobrado para que as suas mensagens não pareçam ter um tom ofensivo ou desrespeitoso de qualquer natureza. Lembre-se que, na comunicação escrita, o tom da mensagem é dado pela escolha de palavras e, também, pela forma que o leitor interpreta o texto. Por isso...

  • Evite utilizar palavrões e adjetivos desnecessários;
  • Evite se referir a algum colega da lista de forma jocosa ou, principalmente, explicitamente ofensiva;
  • Lembre-se que do lema "Be excellent to each other", que faz parte da cultura do Garoa e de praticamente todos os hackerspaces.

Também é válido utilizar-se do Código de Conduta do Garoa para direcionar tuas perguntas para a lista.

Apresentação de problema

Ao apresentar um problema, descreva-o sucintamente, inclua tantas informações relevantes quanto possível e informe todas as alternativas já tentadas para solucioná-lo. Sinta-se à vontade para incluir trechos de código e comandos executados para o processamento dos mesmos. Quanto mais bem descrito for o problema, maiores as chances de que alguém o entenda e proponha soluções. Caso seja relevante para a questão, procure incluir as seguintes informações:

  • qual o sistema operacional você está usando
  • qual o compilador e sua versão utilizado
  • quaisquer mensagens de erro (reproduza-as tão fielmente quanto possível)

Título da mensagem

Ao enviar mensagens, procure colocar um título (subject) que passe a idéia do problema que será detalhado no restante do e-mail. Títulos como "Preciso de ajuda!", "Urgente!!" ou "Problemas" não apresentam nenhuma informação significativa para quem recebe a mensagem.

Assuntos pertinentes

Muitos integrantes da lista tem interesse apenas em conteúdo que está relacionado diretamente com os assuntos do Garoa, enquanto outros desejam comunicar ao grupo assuntos não relacionados diretamente ao Garoa. Nestes casos coloquem no assunto da mensagem [OT] que significa Off-Topic, para informar aos demais membros que sua mensagem não se relaciona diretamente com o Garoa.

Caso a mensagem seja uma notícia, utilize-se da tag [news]

Uso de tags

O uso de tags no título das mensagens é sugerido, porém não é obrigatório. Isto ajuda aos demais participantes da lista a decidir se devem , ou não, ler as suas mensagens.

Tags úteis podem ser: [OT] (Off-Topic - como mencionado anteriormente), [urgente] ou [importante], [evento] ou, até mesmo, a tag [drama] para mensagens com muito "mimimi" e pouco conteúdo prático, ou a tag [troll] para mensagens que pretendem ser engraçadas ou sarcásticas.

Princípios básicos de netiqueta

Procure seguir os princípios básicos de netiqueta. Por exemplo:

  • não envie mensagens em HTML
  • ao postar código fonte, se ele tiver mais do que 10 linhas, compartilhe-o com uma ferramenta adequada como o http://pastebin.com/ ou equivalente
  • não envie anexos (attachments) para a lista
  • não envie mensagens que não tenham a ver com os propósitos da lista
  • evite usar assinaturas (signatures) longas
  • reduza o tamanho das mensagens
    • Sempre que você estiver respondendo a apenas um parágrafo de um e-mail, apague os outros parágrafos da mensagem original e coloque um aviso de que ali foi cortado algo com um [corta], [snip], [censurado], [flamewar] Porque, desta forma, poderemos acompanhar a discussão muito mais rapidamente.
  • Utilize parágrafos
  • Evite top-posting nas respostas

Maiores informações sobre netiqueta podem ser encontradas nas seções 3.1.1 e 3.1.2 da RFC1855 ("Netiquette Guidelines"). Sua leitura é altamente recomendada.

O que fazer quando a lista falha

Nem sempre você receberá respostas para as mensagens enviadas à lista hackerspace. Isso pode ocorrer por várias razões. Por exemplo, a questão pode ser tão complicada que ninguém sabe a resposta. Ou a pessoa que sabe não está lendo e-mails. Se você não receber a resposta depois de um tempo longo (como duas semanas), mandar novamente a mensagem pode ajudar. Se voce não receber a resposta para a sua segunda pergunta possivelmente você não vai obter resposta desta lista.

Caso isso aconteça e ela não estiver ligada ao Garoa, você pode tentar obter alguma dica por meio do Google (http://www.google.com) ou em outras listas que aborde o assunto hackerspace ou listas sobre o assunto específico.

O que não fazer!?

Buscar ajuda gratuita para trabalhos profissionais ou da escola/faculdade

O Garoa é um coletivo de pessoas que se reúne para fins didáticos e/ou diversão. Não é uma empresa. Por isso, pega muito mal mandar mensagens na lista pedindo ajuda para seus trabalhos profissionais ou alguém para fazer seus trabalhos escolares para você.

SPAM

Nunca envie mensagens não solicitadas (SPAM) para a lista. Responder mensagens de SPAM também é inadequado, pois faz com que ela volte para a caixa de entrada dos outros membros.

Não pergunte como sair da lista

Não pergunte na lista como fazer para sair e, pior ainda, não peça na lista para te retirarem dela. Se, em pleno século XXI, você não sabe como se desinscrever de uma lista de discussão sobre tecnologia, você realmente não deveria estar ali.

Não alimente os trolls !!!

Trolls são uma constante em todas as listas de discussão. As vezes a trollagem é apenas uma piada ou brincadeira quase-inocente, mas eventualmente pode descambar para uma discussão generalizada, com palavras e frases inadequadas.

Quando a discussão perde o controle e o bom-senso, o ideal é não alimentá-la mais ainda. Saia da discussão. Se necessário, peça orientação dos participantes veteranos ou dos moderadores da lista.

Netiqueta para veteranos

Para que o bem estar da lista seja preservado, evite alimentar discussões à respeito da conduta de outros usuários. Se um usuário publica uma mensagem cujo conteúdo não respeita as regras, é provavel que ele as desconheça. Basta, então, enviar as regras aqui descritas na integra (ou o link que aponta para elas) para que o usuário em questão e demais integrantes novos da lista tomem conhecimento.

Como sair da lista

Se você tiver certeza absoluta que deseja desligar-se da lista, basta acessar o hyperlink http://groups.google.com/group/hackerspacesp?msg=unsubscribe que você estará fora do grupo. Naturalmente, você continuará sendo bem aceito no espaço físico, independentemente de estar ou não inscrito na lista.

Créditos

Este documento é baseado nas regras da lista tex-br escritas por Rafael Obelheiro, com contribuições de Jorge Godoy, Klaus Steding-Jessen, Mario Goulart e Paulo Mafra (em ordem alfabetica) assim como nas regras da lista pythonbrasil escrita por Osvaldo Santana com adaptações e calibrações de Alberto Fabiano, com retoques de colegas do garoa.net.br