Retroprogramação/EPROM

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Ferramentas essenciais para criação de emuladores e para desenvolvimento de firmwares alternativos para hardwares antigos são os leitores e os gravadores de EPROM. No garoa temos alguns equipamentos que podem ser usados para esse fim.


Minipro TL866

Essa é a melhor solução de dump de EPROMs que eu conheço. Mais info aqui.

TEXTOOL 904BN

Essa plaquinha consiste em 4 soquetes ZIF (Zero Input Force) de 28 pinos ligados a um barramento duplo de pinos. Não há lógica adicional nesta placa, portanto ela parece ideal para ligarmos em uma protoboard por meio de um cabo flat e criarmos o nosso próprio dumper de EPROM usando o Arduino.

Este link indica que essa placa era originalmente utilizada junto a uma placa ISA e o nome do produto era "SUNSHINE Eprom Writer Card Model: EW-904BN"

Aqui podemos ver fotos do equipamento e telas do software proprietário usado originalmente para controlá-lo.

MTE-271

Este equipamento é um gravador de EPROM com 1 soquete ZIF de 28 pinos. Ele tem um transformador para fornecer os níveis de tensão necessários para a gravação de uma EPROM. Possui uma interface de porta paralela. Supostamente toda a lógica de controle da gravação é feita por um software proprietário e que só roda em MSDOS. Talvez seja possível utilizar um adaptador de USB para porta paralela e escrever um software livre para gravar EPROMs com esse equipamento. Me parece bastante razoável acreditar que seja possível também fazer dumps de EPROM com esse equipamento.

  • Informações técnicas em MTE-271

The Pocket Programmer

Equipamento da Intronics Inc (agora é Transtronics?), possui um conector ZIF de 32 pinos e interface para porta paralela. Doado por Pakequis em jan/2014.

Estamos investigando a possibilidade de usá-lo de outras formas.

A wiki da Transtronics tem uma boa introdução sobre EProms e sua programação [1]

Open Programmer v0.8.x

Esse aqui parece interessante, mas tenho a impressão de que não lê/grava chips 27Cxxx:

http://openprog.altervista.org/OP_eng.html

Pgrm - a Microprocessor and Eprom Programmer

Pgrm is a GTK based program for the host part of an eprom, microprocessor programming system. It uses the parallel port or a serial line to communicate with the programmer, with a protocol heavily inspired from the Atmel STK500 Communication Protocol. It is designed to be easily expendable, adding a new component is just a matter of adding data in tables, this because the algorithm part is located in the programmer itself.