TL866

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa

Gravador/Leitor Universal.

Juca comprou um desses para auxiliar nas atividades das Oficinas de Retroprogramação.

Relato de 01/Março/2014

Depois de muito tempo investigando técnicas de dump de EPROMs e depois de construir umas 3 ou 4 vezes um circuitinho caseiro usando o Arduino, finalmente tenho uma ferramenta sólida e confiável para fazer os meus dumps. E o legal é que serve pra gravar também!

Um problema do TL866 era que ele vem com um software proprietário, mas eu resolvi comprar mesmo assim, no espírito de virar o bicho de ponta cabeça e na base da engenharia reversa fazer um software livre pra operá-lo.

Acontece que um russo já fez o trabalho pesado :-) http://vrtp.ru/index.php?act=Attach&type=post&id=486961

E um outro russo (ou será o mesmo?!) escreveu um software livre para operar o dispositivo: https://github.com/vdudouyt/minipro

Baixei, compilei e operei o aparelho com sucesso!

Agora ainda resta um outro bandido, que é o firmware do dispositivo (que é onde a inteligência toda do suporte a mais de 13 mil chips diferentes está). Pra quem tiver coragem, escrever um firmware livre, mesmo que seja um que suporte apenas uma meia dúzia de chips, é um bom desafio de programação. E com certeza é uma causa nobre. Tem várias pessoas reclamando de chips específicos que não são suportados pelo firmware proprietário. Já passaram as especificações técnicas para o fabricante, mas o devido suporte ainda não foi incorporado. Implementar suporte pra um desses chips não suportados seria super importante!

Mais Info