Mudanças entre as edições de "Imprensa"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 50: Linha 50:
 
Obs: ao utilizar imagens deste site, cite o autor (não é o Garoa Hacker Clube, é quem fez o upload) '''e a [[Garoa Hacker Clube:Direitos de autor|licença]]'''.
 
Obs: ao utilizar imagens deste site, cite o autor (não é o Garoa Hacker Clube, é quem fez o upload) '''e a [[Garoa Hacker Clube:Direitos de autor|licença]]'''.
   
==Garoa na imprensa e na blogosfera==
+
==Garoa na imprensa, mídias e blogosfera==
 
<!-- mais recentes primeiro -->
 
<!-- mais recentes primeiro -->
   
 
===2015===
 
===2015===
  +
* [http://www.nomads.usp.br/virus/virus10/?sec=4&item=6&lang=pt V!RUS, São Carlos, n. 10, 2014] - MATTOS, E. A. C.; SILVA, D. F.; KÓS, J. R. Hackerspaces: espaços colaborativos de criação e aprendizagem. Acesso em 20/mai/2015.
*[http://www.hypeness.com.br/2015/05/espaco-colaborativo-e-territorio-livre-para-o-desenvolvimento-da-cultura-hacker-em-sao-paulo/ Hypeness]: Espaço colaborativo é território livre para o desenvolvimento da cultura hacker em São Paulo
+
* [http://www.hypeness.com.br/2015/05/espaco-colaborativo-e-territorio-livre-para-o-desenvolvimento-da-cultura-hacker-em-sao-paulo/ Hypeness]: Espaço colaborativo é território livre para o desenvolvimento da cultura hacker em São Paulo
*[https://www.youtube.com/watch?v=oNLtmHRH6hA Vídeo do Fórum Redes e Ruas]
+
* [https://www.youtube.com/watch?v=oNLtmHRH6hA Vídeo do Fórum Redes e Ruas]
*[http://www.livro.debaixoparacima.com.br/o-momento-dos-laboratorios-como-espacos-de-criatividade-inovacao-e-invencao/ Livro De Baixo Para Cima]: "O momento dos laboratórios como espaços de criatividade, inovação e invenção" - Capítulo que conta de forma resumida e um pouco distorcida uma pequena parte da [[História|história]] da fundação do Garoa
+
* [http://www.livro.debaixoparacima.com.br/o-momento-dos-laboratorios-como-espacos-de-criatividade-inovacao-e-invencao/ Livro De Baixo Para Cima]: "O momento dos laboratórios como espaços de criatividade, inovação e invenção" - Capítulo que conta de forma resumida e um pouco distorcida uma pequena parte da [[História|história]] da fundação do Garoa
   
 
===2014===
 
===2014===

Edição das 18h36min de 20 de maio de 2015

RTFM

Nós temos o maior prazer em receber qualquer pessoa que deseje participar de nossas atividades e conhecer o nosso espaço, incluindo jornalistas.

Então, se você deseja fazer uma reportagem sobre o Garoa, venha e participe de uma atividade, filme, tire fotos, converse etc., mas nunca peça para alguém fingir que está fazendo algo e nunca, nunca mesmo, tente alterar o curso de uma atividade para a foto ficar mais bonita. Às vezes estaremos em nossos computadores, às vezes estaremos brincando de eletrônica, quase sempre as duas coisas juntas, e você poderá conseguir a sua foto clichê bem bonita. Mas tem dias que estaremos cozinhando, fazendo marcenaria, conversando, comendo pizza ou apenas tomando uma cerveja, e nesse caso você vai ter uma foto bem mais interessante.

Nós somos hackers e gostamos de hackear e não de posar para fotos sem sentido. Se quiser se divertir com a gente, seja bem vindo, senão sugerimos que vá para outro lugar.

Mais umas dicas
  • O melhor dia para vir ao Garoa, falar com um monte de gente e tirar uma foto bonita com o espaço lotado é às quintas-feiras, a partir das 19h30, na Noite do Arduino, nosso evento mais antigo e com a maior frequência. É claro que o Garoa pode ser visitado em qualquer outro dia, desde que esteja acontecendo um evento ou que algum sócio esteja no local.
  • Nós preferimos que jornalistas e repórteres contatem o Chanceler Supremo (veja abaixo) antes de virem ao espaço. Isso não é estritamente necessário, mas será mais fácil para encontrarmos uma pessoa que possa falar com maior propriedade sobre o assunto da pauta no dia da visita.
  • Se você vier ao espaço, ao falar com alguém, identifique-se sempre como imprensa (se estiver em serviço, claro!). Uma vez um repórter participou de uma atividade e citou uma pessoa de modo que ficasse parecendo uma entrevista, enquanto, na verdade, eram apenas frases proferidas durante uma palestra. O palestrante ficou muito surpreso e chateado quando a matéria foi publicada. O melhor a fazer é apresentar-se (ou pedir que alguém o apresente) ao grupo. Certamente haverá muitos hackers interessados em falar sobre seus feitos - outros nem tanto.
  • Por favor, só faça fotos com consentimento explícito de quem está sendo fotografado. Isso inclui aquele cara encolhidinho no fundo que ficará fora de foco!
  • Provavelmente, muitas de suas perguntas já foram respondidas em nosso FAQ. Ajude a maximizar nosso tempo de hacking fazendo apenas perguntas que ainda não foram respondidas ;)

Contato

O Chanceler Supremo do Garoa Hacker Clube serve de porta-voz preferencial perante a imprensa e a comunidade externa. Desde o início dos tempos este posto é ocupado por Daniel Quadros.

Envie um e-mail para cs arroba garoa.net.br informando sua data limite e tópicos de interesse, como projetos específicos, pessoas, tecnologias ou questões que você pretende abordar em sua matéria para que encontremos as pessoas certas para a entrevista, ou ainda o dia em que pretende visitar o espaço.

O que é

Garoa Hacker Clube é um hackerspace - um espaço aberto e colaborativo que disponibiliza a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, o Garoa é um laboratório comunitário que segue a Ética Hacker, tendo espírito agregador, convergente e inspirador. Em um hackerspace, hackers colaboram, socializam e compartilham espaço físico, ferramentas, materiais, componentes, projetos e ideias.

Criado em meados de 2010, o Garoa Hacker Clube concretizou-se após um longo período de amadurecimento de ideias através da Internet, e no momento está instalado em um espaço físico amplo e equipado, que pode ser usufruido por todos, gratuitamente. O espaço ainda recebe uma série de eventos, organizados voluntariamente pelos próprios frequentadores, também gratuitos e abertos ao público.

O Garoa Hacker Clube é uma associação sem fins lucrativos, independente de empresas ou governos, e financiada majoritariamente por mensalidades de seus associados e doações.

Apesar de não haver uma organização centralizada, há centenas de hackerspaces pelo mundo, e outros tantos hackerspaces no Brasil.

Saiba mais.

Informações Adicionais

Obs: ao utilizar imagens deste site, cite o autor (não é o Garoa Hacker Clube, é quem fez o upload) e a licença.

Garoa na imprensa, mídias e blogosfera

2015

  • V!RUS, São Carlos, n. 10, 2014 - MATTOS, E. A. C.; SILVA, D. F.; KÓS, J. R. Hackerspaces: espaços colaborativos de criação e aprendizagem. Acesso em 20/mai/2015.
  • Hypeness: Espaço colaborativo é território livre para o desenvolvimento da cultura hacker em São Paulo
  • Vídeo do Fórum Redes e Ruas
  • Livro De Baixo Para Cima: "O momento dos laboratórios como espaços de criatividade, inovação e invenção" - Capítulo que conta de forma resumida e um pouco distorcida uma pequena parte da história da fundação do Garoa

2014

2013

2012

2011

2010

Se você souber de mais alguma citação do Garoa na imprensa, por favor adicione aqui no wiki ou envie-nos um e-mail avisando da citação!