Arduino TRE

De Garoa Hacker Clube
Ir para: navegação, pesquisa
Arduino TRE (esquerda), Arduino UNO, Garoa Dojo Shield, conversor de tensão 3V/5V 74AHCT125 no breadboard, para fazermos testes do Pingo.

O Arduino TRE é o mais inovador Arduino desde o modelo original. É a resposta da família Arduino ao popular Raspberry Pi. O TRE é derivado diretamente de duas placas bem conhecidas: o BeagleBone Black e o Arduino Leonardo.

O SoC TI Sitara AM3359AZCZ100 (ARM Cortex-A8) roda uma nova distribuição GNU/Linux chamada Arduino Linux, derivada da Debian. O microcontrolador Atmel ATmega32u4 (AVR) roda sketches de Arduino convencionais. Na placa, os conectores sobre fundo branco são controlados pelo AVR e sobre fundo azul, pelo ARM. Além dos pinos tradicionais de um Arduino Leonardo operando a 5V, o TRE possui mais 23 pinos GPIO parecidos com aqueles do Beaglebone Black, que funcionam a 3.3V.

Eventos com Arduino TRE no Garoa

Arduino TRE (esquerda), com Arduino UNO, e dois Garoa Dojo Shield. O monitor à esquerda -- ligado à saída HDMI do TRE -- mostra a interface de configuração da placa. A tela do notebook à direita mostra o navegador Chrome acessando a IDE feita em HTML+JavaScript, servida pelo TRE via HTTP sobre USB.

Quanto custa?

O segundo lote do Arduino TRE Developer Edition foi vendido na forma de kit no dia 12/12 por EUR 149.00 (BRL 491.70). O kit inclui:

  • Arduino TRE Developer Edition
  • Fonte 5V, 5000mA (sim, 5A!)
  • dongle WiFi TP-Link TL-WN727N
  • cartão micro SD com imagem do Arduino Linux (distro baseada em Debian)

Foram apenas 30 unidades neste lote. Esgotou rápido. Deve ser o último lote antes do lançamento oficial, ainda sem data. Não foi divulgado o preço final do Arduino TRE sem os acessórios.

Referências