Garoa Hacker Clube:Sobre

De Garoa Hacker Clube
Revisão de 12h39min de 11 de outubro de 2012 por Leandrolsilva (discussão | contribs) (atualizaçao do número de membros)
Ir para navegação Ir para pesquisar
Garoa HC
País Brasil
Cidade São Paulo
Endereço Rua Vitorino Carmilo, 459 - Santa Cecília - São Paulo, SP, Brasil - CEP 01153-000
Lançamento 23 de junho de 2009
Inauguração 28 agosto de 2010
Fundação 20 de fevereiro de 2011
Membros ~28 membros oficiais, +900 na lista de discussão
Mensalidade dos membros R$40 ou R$80
Tamanho 12m² no porão
IRC #garoa em irc.freenode.net
Lista de discussão hackerspacesp@googlegroups.com
Twitter/Identi.ca @garoahc, !garoa
Status Em atividade
Estamos no porão. Você pode nos ver através da janela atrás das plantas. Toca a campainha, bate na porta ou grita ! Se as luzes estiverem apagadas, provavelmente não estamos lá.
Passport-badge-iron.png
"Follow @garoahc on Twitter"

O Garoa Hacker Clube é um hackerspace em São Paulo, Brasil, a maior cidade da América Latina.

O Garoa é um espaço aberto e colaborativo que proporciona a infraestrutura necessária para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, é um laboratório comunitário que propicia a troca de conhecimento e experiências, um local onde pessoas podem se encontrar, socializar, compartilhar e colaborar.

Nossos princípios são:

  • acesso livre e universal ao conhecimento gerado sob nossas premissas
  • manter-se com as mensalidades dos membros e doações da comunidade
  • garantia de liberdade para nossos membros para propor e implementar projetos individuais ou em grupo

Temos um espaço permanente e em constante evolução no porão de um pitoresco castelinho, aberto a todos que o quiserem frequentar. Temos diversos equipamentos, feramentas e materiais para a realização de projetos, como uma Impressora 3D, Arduinos, componentes eletrônicos variados, ferramentas básicas de marcenaraia, estações de solda e de retrabalho, instrumentação eletrônica (osciloscópios, geradores de função, multímetros e fontes reguladas), hardware velho e uma extensa biblioteca.

O Garoa HC já está em funcionamento!

Como funciona

Como faço para participar?

  • É só chegar! Apareça no hackerspace, mesmo quando não houver nenhum evento. Estamos quase sempre por lá. Só confirme se estaremos mesmo abertos antes de sair de casa.
  • Entre no nosso canal no IRC
  • Participe das Listas de Discussão
  • Venha para algum evento

Gestão e Financiamento

O Garoa Hacker Clube é um laboratório comunitário, gerido e mantido por sua comunidade de usuários. Não temos convênios com nenhuma empresa, governo ou universidade, e não dependemos de ninguém além de nós mesmos. Todo o financiamento provem de contribuições da comunidade, na forma de mensalidades de seus associados, que são membros regulares do Garoa, ou ainda doações. Aceitamos doações ocasionais de empresas, geralmente na forma de equipamentos, sem contrapartida. O espaço está quase sempre aberto e pode ser usado por todos.

Eventos

Temos alguns eventos semi-regulares, sempre abertos ao público. Consulte sempre a página de eventos ou as Listas de Discussão para confirmar o acontecimento de cada evento.

O Garoa sempre dá boas vindas aos visitantes. É um espaço aberto. Apenas verifique antecipadamente se ele estará aberto - por mais que queiramos não podemos ficar lá o tempo todo.

Localização

O Garoa Hacker Clube está instalado no porão da Casa da Cultura Digital, no distrito de Santa Cecilia, centro de São Paulo. O hackerspace está em plena atividade. Alguns membros têm a chave para o espaço. Geralmente estamos lá nos finais de semana e em alguns dias da semana, quase sempre à noite, mas também é possível encontrar alguém para abrir a porta em horário comercial.

Para saber como chegar, clique aqui

História

As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram em junho de 2009, em uma comunidade no Ning, já desativada.

Em julho de 2010 fizemos uma primeira reunião presencial, que vem se repetindo regularmente, e desde o final de agosto de 2010 temos um espaço físico permanente de 12m² na Casa da Cultura Digital. Já temos aproximadamente 20 membros que contribuem financeiramente e cerca de 500 pessoas em nossa lista de discussão.

Atualmente, estamos fazendo melhorias no espaço, organizando eventos regulares, desenvolvendo projetos individuais e coletivos, e trabalhando na constituição de uma associação sem fins lucrativos para dar apoio administrativo e financeiro para nossas atividades. Também estamos ajudando, na medida do possível, na criação de hackerspaces em outras cidades do Brasil.

Para mais detalhes sobre a história do Garoa, veja História.

Fundação

No dia 20 de Fevereiro de 2011, realizamos a Assembleia de Fundação do Garoa HC e a festa de fundação, chamada de Epoch0. No entanto, o espaço já estava operacional desde agosto do ano anterior.

O Garoa Hacker Clube foi fundado oficialmente a 1298244863 UTC (seconds since 1970-01-01 00:00:00 UTC).

Associação

O Garoa Hacker Clube é, legalmente falando, uma associação - em termos chatos, uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins econômicos ou lucrativos. Seu estatuto já está registrado em cartório e temos cadastro na Receita Federal (CNPJ). Como uma associação, o Garoa HC pode representar-se juridicamente e perante terceiros, firmar contratos, adquirir bens em seu nome, emitir notas fiscais, receber doações, entre outros. No entanto, o objetivo principal da associação é dar suporte burocrático e financeiro às nossas atividades e sua existência exerce pouca ou nenhuma influência sobre os Projetos e Eventos realizados no espaço.

Adotamos um modelo colaborativo de gestão, e como tal, todos os Associados do Garoa HC tem direito de tomar as decisões relativas ao espaço e à associação, bastando fazer parte do Conselho Manda-chuva. Além do CMC, existem também o Conselho Fiscal e a Diretoria Executiva, eleitos com mandato de 2 anos, e prerrogativas resumidas abaixo. Existe também a Assembleia Geral, convocada em situações especiais, como as eleições, da qual podem participar todos os associados.

Conselho Manda-chuva (CMC)

O CMC toma as decisões burocráticas do dia-a-dia do Garoa HC, como realizar compras, elaborar orçamentos, aprovar a prestação de contas, participar institucionalmente de eventos e projetos, etc, além de decidir sobre a entrada de novos associados e diretrizes gerais do hackerspace. Pode fazer parte do CMC qualquer associado com as mensalidades em dia, respeitado o limite de 42 membros. Quem não é associado oficialmente pode comparecer e opinar nas reuniões, sempre aberta a todos, só não terá direito a voto. O Conselho Manda-chuva elege o Chanceler Supremo do Garoa HC e seu Lord Suplente, que organiza as reuniões e é o nosso porta-voz preferencial.

As Reuniões do Conselho Manda-chuva acontecem toda terceira terça-feira de cada mês.

Composição
Chanceler Supremo: Anchises Moraes a.k.a. Darth Kiki
Lord Suplente: <vago>
Demais membros (lista variável)

Conselho Fiscal

O Conselho Fiscal, composta por 3 associados, é responsável por fiscalizar as finanças do Garoa HC, garantindo lisura e transparência.

Composição (mandato 2021/2022)
Anchises Moraes
Eduardo Oda
Guilherme Martins

Diretoria Executiva

A Diretoria Executiva é responsável pela administração do Garoa HC. Basicamente, ela tem caráter executivo, isto é, trabalha mas não manda. Seus membros comprometeram-se a arcar com algumas responsabilidades essenciais ao funcionamento do hackerspace, conforme descrito em nosso Estatuto.

Composição (mandato 2021/2022)
Presidente: Hugo Borges
Diretor de Hardware: Marcelo Campos
Diretora de Software: Amanda Yumi
Tesoureiro: Daniel Quadros
Secretária-Geral: Erin Pinheiro

As gestões de recursos e atividades que exigem responsabilidades restritas são compartilhadas pelas Secretarias.

Cargos Honorários

Tais cargos foram designados pelo CMC para representar associados com colaboração especial ao Garoa.

Diretores e Conselheiros Anteriores