Mudanças entre as edições de "Garoa Hacker Clube:Sobre"

De Garoa Hacker Clube
Ir para navegação Ir para pesquisar
Linha 1: Linha 1:
__NOTOC__ __NOEDITSECTION__
+
__NOEDITSECTION__
 
{| style="width: 30em; font-size: 90%; border: 1px solid #aaaaaa; background-color: #eee; color: black; margin-bottom: 0.5em; margin-left: 1em; padding: 0.2em; float: right; clear: right; text-align:left;"
 
{| style="width: 30em; font-size: 90%; border: 1px solid #aaaaaa; background-color: #eee; color: black; margin-bottom: 0.5em; margin-left: 1em; padding: 0.2em; float: right; clear: right; text-align:left;"
 
! style="text-align: center; background-color:#ccccff;" colspan="2" |<big>Garoa HC</big>
 
! style="text-align: center; background-color:#ccccff;" colspan="2" |<big>Garoa HC</big>
Linha 44: Linha 44:
 
! Status
 
! Status
 
| Em atividade
 
| Em atividade
  +
|-
  +
! Fornecedores
  +
| Ver [[Garoa Hacker Clube:Impressum|Ficha cadastral]]
 
|-
 
|-
 
|}
 
|}
Linha 96: Linha 99:
   
 
==História==
 
==História==
O Garoa Hacker Clube surgiu a partir do esforço coletivo de um grupo de pessoas que, através de diferentes meios, conheciam o conceito de ''hackerspace'' e se uniram em torno dele. As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram a tomar corpo em junho de 2009, através da criação de uma [http://hackerspacesp.ning.com comunidade no Ning], desativada. Esta comunidade permitiu aglutinar um grupo de pessoas interessadas em iniciar o ''hackerspace'', e hospedou as primeiras discussões, ideias e planejamento.
+
O Garoa Hacker Clube surgiu a partir do esforço coletivo de um grupo de pessoas que, através de diferentes meios, conheciam o conceito de ''hackerspace'' e se uniram em torno dele. As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram a tomar corpo em junho de 2009. Em julho de 2010 fizemos a primeira [[:Categoria:Reuniões|reunião]] presencial, que vem se repetindo regularmente, e no final de agosto de 2010 criamos um espaço físico permanente de 12m² no [[porão]] da [http://casadaculturadigital.com.br Casa da Cultura Digital], na Rua Vitorino Carmilo, 459 no bairro de Santa Cecilia, centro de São Paulo. Em Fevereiro de 2013 o Garoa [[Bota Dentro|mudou-se]] para uma nova [[sede]] própria, uma ampla casa em Pinheiros.
 
Em julho de 2010 fizemos a primeira [[:Categoria:Reuniões|reunião]] presencial, que vem se repetindo regularmente, e no final de agosto de 2010 criamos um espaço físico permanente de 12m² na [http://casadaculturadigital.com.br Casa da Cultura Digital]. Nesta sede começamos a organizar [[:Categoria:Eventos|eventos regulares]], desenvolvemos vários [[:Categoria:Projetos|projetos]] individuais e coletivos, e conseguimos constituir uma associação sem fins lucrativos para dar apoio administrativo e financeiro para nossas atividades.
 
 
Desde a fundação até Fevereiro de 2013, o Garoa Hacker Clube ficou instalado no porão da [http://casadaculturadigital.com.br Casa da Cultura Digital], na Rua Vitorino Carmilo, 459 no bairro de Santa Cecilia, centro de São Paulo. Em Fevereiro de 2013 o Garoa mudou para uma nova sede própria, uma ampla casa em Pinheiros.
 
 
Temos diversos membros que contribuem financeiramente com o Garoa, através de mensalidades e doações, e centenas de pessoas que acompanham nossas atividades presencialmente ou através de nossa lista de discussão. Geralmente estamos na sede do Garoa durante a semana a noite e aos sábados, sendo que temos atividades [[Eventos|na maioria dos dias da semana]]. Constantemente estamos fazendo melhorias no espaço, organizando [[:Categoria:Eventos|eventos regulares]] e desenvolvendo [[:Categoria:Projetos|projetos]] individuais e coletivos. Também [[Hackerspaces_em_planejamento_no_Brasil|ajudamos]], na medida do possível, na criação de [http://hackerspaces.org/wiki/Brazil hackerspaces em outras cidades do Brasil].
 
   
 
Para mais detalhes sobre a história do Garoa, veja [[História]].
 
Para mais detalhes sobre a história do Garoa, veja [[História]].
 
===Fundação===
 
No dia 20 de Fevereiro de 2011, realizamos a [[Assembleia de Fundação]] do Garoa HC e a festa de fundação, chamada de [[Epoch0]]. No entanto, o espaço já estava operacional desde agosto do ano anterior.
 
 
O Garoa Hacker Clube foi fundado oficialmente a '''{{Epoch Garoa}} UTC (seconds since 1970-01-01 00:00:00 UTC)'''.
 
 
===Sede Independente===
 
 
Em Fevereiro de 2013 o Garoa saiu da [[Porão|Casa da Cultura Digital]] e se [[Bota_Dentro|mudou]] para uma nova [[Garoa Hacker Clube:Sede|sede]], uma casa em Pinheiros com 5 salas, uma cozinha, um depósito e um pequeno quintal. A casa tem aproximadamente 100m² e 77,8m² de área construída.
 
   
 
==Associação==
 
==Associação==
  +
Para dar apoio a nossas atividades e evitar que alguns membros tivessem que se responsabilizar individualmente por contratos de aluguel, contas, etc, criamos uma associação. Para saber mais, veja [[Associação|aqui]].
{{:Associação}}
 
   
 
[[Categoria:Garoa]]
 
[[Categoria:Garoa]]

Edição das 12h01min de 11 de março de 2015

Garoa HC
País Brasil
Cidade São Paulo
Endereço Rua Costa Carvalho, 567 FUNDOS. Pinheiros. CEP 05429-130
Lançamento 23 de junho de 2009
Inauguração 28 agosto de 2010
Fundação 20 de fevereiro de 2011
Membros +40 associados oficiais, +2100 na lista de discussão (Março/2015)
Mensalidade dos membros R$60 ou R$100
Tamanho Casa com cerca de 100m²
IRC #garoa em irc.freenode.net
Lista de discussão hackerspacesp@googlegroups.com
Twitter @garoahc
Identi.ca !garoa
Status Em atividade
Fornecedores Ver Ficha cadastral
Entrada da sede atual do Garoa, em Pinheiros (porta de esquerda, Fundos).
Entenda o Garoa (clique para ampliar).
Primeira sede do Garoa, no porão da CCD.
Passport-badge-iron.png

O Garoa Hacker Clube é um hackerspace em São Paulo, Brasil, a maior cidade do hemisfério sul.

O Garoa é um local aberto e colaborativo que disponibiliza espaço e infraestruturab para que entusiastas de tecnologia realizem projetos em diversas áreas, como segurança, hardware, eletrônica, robótica, espaçomodelismo, software, biologia, música, artes plásticas ou o que mais a criatividade permitir.

Em outras palavras, é um laboratório comunitário que fomenta a troca de conhecimento e experiências, um local onde pessoas podem se encontrar, socializar, compartilhar e colaborar.

Nossos princípios são:

  • acesso livre e universal ao conhecimento gerado sob nossas premissas
  • manter-se com as mensalidades dos membros e doações da comunidade
  • garantia de liberdade para nossos membros para propor e implementar projetos individuais ou em grupo

Temos um espaço permanente e em constante evolução em uma casa em Pinheiros, aberto a todos que o quiserem frequentar, gratuitamente. Temos diversos equipamentos, feramentas e materiais para a realização de projetos, como uma Impressora 3D, Arduinos, componentes eletrônicos variados, ferramentas básicas de marcenaraia, estações de solda e de retrabalho, instrumentação eletrônica (osciloscópios, geradores de função, multímetros e fontes reguladas), hardware velho, um estúdio com equipamentos e instrumentos musicais, uma cozinha com equipamentos para fabricação de cerveja, uma sala de jogos e uma extensa biblioteca.

O Garoa não é uma empresa e não presta serviços. O Garoa é totalmente mantido por voluntários.

O Garoa HC está em funcionamento!

Como funciona

Como faço para participar?

  • É só chegar! Apareça no hackerspace, mesmo quando não houver nenhum evento. Estamos quase sempre por lá. Só confirme se estaremos mesmo abertos antes de sair de casa.
  • Participe das Listas de Discussão.
  • Entre no nosso canal no IRC. Na maioria das vezes estamos online, mas não quer dizer que estamos atentos ao canal e respondendo a todos.
  • Venha para algum evento.

Gestão e Financiamento

O Garoa é uma associação civil sem fins lucrativos, devidamente registrada. Possuímos um Estatuto, Regimento Interno e Código de Conduta.

O Garoa Hacker Clube é um laboratório comunitário, gerido e mantido por sua comunidade de usuários. Não temos convênios com nenhuma empresa, governo ou universidade, e não dependemos de ninguém além de nós mesmos. Todo o financiamento provem de contribuições da comunidade, na forma de mensalidades de seus associados, que são membros regulares do Garoa, ou ainda doações. Aceitamos doações ocasionais de empresas, geralmente na forma de equipamentos, sem contrapartida. O espaço está quase sempre aberto e pode ser usado por todos.

Eventos

Temos alguns eventos semi-regulares, sempre abertos ao público. Consulte sempre a página de eventos ou as Listas de Discussão para confirmar o acontecimento de cada evento.

O Garoa sempre dá boas vindas aos visitantes. É um espaço aberto e a participação é gratuita (exceto quando explicitado em contrário). Apenas verifique antecipadamente se ele estará literalmente aberto - por mais que queiramos que ele fique acessível a maior parte do tempo, a abertura do espaço depende da disponibilidade dos sócios, todos voluntários.

Localização

O Garoa Hacker Clube está instalado em uma casa em Pinheiros, na Rua Costa Carvalho, 567, Fundos.

Alguns membros tem a chave da porta de entrada. Geralmente estamos lá nos dias da semana, quase sempre à noite, e em alguns finais de semana. Mas as vezes também é possível encontrar alguém para abrir a porta em horário comercial.

Para saber como chegar, clique aqui.

História

O Garoa Hacker Clube surgiu a partir do esforço coletivo de um grupo de pessoas que, através de diferentes meios, conheciam o conceito de hackerspace e se uniram em torno dele. As primeiras discussões sobre a criação do espaço começaram a tomar corpo em junho de 2009. Em julho de 2010 fizemos a primeira reunião presencial, que vem se repetindo regularmente, e no final de agosto de 2010 criamos um espaço físico permanente de 12m² no porão da Casa da Cultura Digital, na Rua Vitorino Carmilo, 459 no bairro de Santa Cecilia, centro de São Paulo. Em Fevereiro de 2013 o Garoa mudou-se para uma nova sede própria, uma ampla casa em Pinheiros.

Para mais detalhes sobre a história do Garoa, veja História.

Associação

Para dar apoio a nossas atividades e evitar que alguns membros tivessem que se responsabilizar individualmente por contratos de aluguel, contas, etc, criamos uma associação. Para saber mais, veja aqui.